Sábado, 20 de Abril de 2024

Crescimento da UNIFEV aquece mercado votuporanguense

Além de pioneira na área de Educação Superior, Instituição emprega centenas de profissionais locais e regionais e atrai, anualmente, milhares de alunos de diferentes regiões do país
21/11/2014 as 08:00 | Votuporanga | Da Redaçao
A UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga tornou-se, hoje, uma referência nacional em Educação Superior de ótima qualidade.

Os excelentes resultados conquistados nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e a expansão de importantes parceiras, como a que existe com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio Janeiro, têm atraído, cada vez mais, um número maior de profissionais e estudantes, vindos de diferentes regiões do país.

Atualmente, 19% dos colaboradores e 62% dos universitários matriculados na Instituição integram a população flutuante do município. São pessoas que, diariamente, visitam a cidade, ou então a escolhem para viver e estudar, temporariamente.

A importância do Centro Universitário para Votuporanga é inquestionável diante das percepções culturais, econômicas e sociais do município. Hoje, a UNIFEV é responsável por movimentar, significativamente, setores importantes da economia local, como alimentação, vestuário, transporte e imobiliário.

O aluno Victor Macedo Carvalho, 18 anos, é um dos milhares que integram essas estatísticas. Baiano, da cidade de Euclides da Cunha, a mais de dois mil quilômetros de distância de Votuporanga, mudou-se para a cidade em julho deste ano, depois de conquistar a tão sonhada vaga no curso de Medicina da UNIFEV. “Tive uma excelente impressão de Votuporanga quando cheguei aqui. As cidades do interior de São Paulo são muito desenvolvidas. Não tive problemas para me acostumar.”

Victor conta que, depois de resolver as questões acadêmicas relacionadas ao curso, saiu pela cidade em busca de moradia. “Tive muita sorte, porque logo encontrei uma quitinete pertinho da Instituição. E faço tudo por aqui mesmo e com muita tranquilidade: moro, estudo, almoço etc”, explicou.

Ana Maria Cardoso Romano, administradora de um escritório votuporanguense de locação de imóveis, confirma que a vinda de profissionais e alunos, atraídos pela UNIFEV, movimenta o ramo imobiliário na cidade. “Anualmente, as procuras para locação de casas e apartamentos, principalmente próximos aos câmpi do Centro Universitário, crescem cerca de 25% entre os meses de novembro e janeiro”, citou.

Marcelo Marchiori, 42 anos, Gerente do Setor de Tecnologia da Informação da UNIFEV, está entre esses clientes. Após ingressar na Instituição no início de 2013, decidiu fixar moradia na cidade alguns meses depois. “Viajava todos os dia de Rio Preto para Votuporanga, às vezes, até de moto. Como gostei demais da cidade, percebi que poderia ter mais qualidade de vida com a minha família aqui. Nos quesitos trânsito e segurança, por exemplo, acho Votuporanga bem melhor”, completou.

Neila Maria de Oliveira, proprietária de uma loja de roupas próxima ao Câmpus Centro da UNIFEV também concorda que o Centro Universitário traz resultados positivos ao comércio local. “Em nossa loja, temos um grande aumento de clientes nos períodos de volta às aulas. Pensando nisso, até investimos na venda de roupas brancas para o pessoal da área da saúde e passamos a funcionar até um pouco mais tarde para atender aqueles universitários que viagem e vêm de fora”.

Outro ramo que registra um desenvolvimento notório, não só em Votuporanga, mas em todo o Brasil, é o da alimentação. A estimativa para 2014 é que o gasto com almoços, lanches e jantares fora de casa possam chegar a 38% da renda do brasileiro, segundo o IBOPE. Essa realidade é vivenciada, na maioria dos casos, por quem estuda e trabalha longe de casa.

“Acompanhei todas as etapas de crescimento do Centro Universitário de Votuporanga. Procurei um lugar em que fosse possível atender essa demanda há 20 anos e, desde então, já atendi, em meu estabelecimento, gente de todos os cantos do Brasil. Hoje, quase metade dos meus clientes são alunos e colaboradores da Instituição”, ressaltou Sônia Marina Dezan Vicente, dona de um restaurante ao lado do prédio administrativo da UNIFEV.


VESTIBULAR

Mesmo sendo realizados durante um único dia e aos finais de semana, os vestibulares promovidos pela UNIFEV também atraem pessoas de outras regiões que, normalmente, acabam se tornando consumidores locais.

Em muitos casos, inclusive, os processos seletivos motivam a primeira visita a Votuporanga e, principalmente, o desejo de morar na cidade. Esse é o caso da estudante Allana Queiroz, 17 anos, que vive em Iturama (MG) e participou do último processo seletivo da UNIFEV, realizado em outubro.

“Tenho grandes amigos que estudaram na Instituição e são completamente realizados profissionalmente. A qualidade do ensino oferecido pela UNIFEV é a principal razão pela qual eu quero sair da minha cidade e vir morar em Votuporanga”, finalizou.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com