Quinta, 25 de Abril de 2024

Vacinação contra pólio e sarampo continua até o dia 22 em Jales

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis em 8 unidades de saúde
15/11/2014 as 00:00 | Jales | Da Redaçao
As crianças que ainda não foram a um dos postos de saúde de Jales no sábado, dia 08, primeiro dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, ainda podem receber a dose da vacina. A vacinação segue até o dia 22, data de mobilização nacional, quando postos de todo país ficam abertos para intensificar a campanha.

A idade mínima para a vacinação contra a pólio, também conhecida como paralisia infantil, é de seis meses e, contra o sarampo, de um ano. Em ambos os casos, devem ser imunizados meninos e meninas de até 5 anos incompletos, ou seja, 4 anos 11 meses e 29 dias. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas ESF`s do Jardim Arapuã, Municipal, Roque Viola, São Jorge, Jacb, Paraíso, Novo Mundo e o Núcleo Central de Saúde. O horário de funcionamento é das 8h às 17 horas.

“A vacinação é muito importante e é a única forma de imunizar as crianças. Buscamos facilitar ao máximo o acesso à vacina para que os pais e responsáveis protejam seus filhos e evitem as conseqüências dessas doenças. É preciso que todos levem a carteira de vacinação para a atualização do esquema vacinal”, comunicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Rachieli.

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, o momento também será aproveitado para reforçar o controle de outras doenças imunopreveníveis. “Estamos disponibilizando uma nova vacina que entrou em novembro no calendário da rede pública de saúde do Estado de São Paulo, conhecida como tríplice bacteriana. Gestantes entre 27 e 36 semanas de gestação deverão receber a dose da tríplice bacteriana, que serve para imunizar as mães contra a difteria e o tétano, e tanto a mãe quanto o bebê, nos primeiros dois meses de vida, contra a coqueluche”, informou.



AS DOENÇAS - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com