Sábado, 20 de Abril de 2024

Jales reforça combate à dengue na Semana Estadual de Mobilização

A Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue será realizada entre os dias 17 e 21 de novembro
12/11/2014 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
Mais uma vez a Prefeitura de Jales, através da secretaria de Saúde, movimenta sua equipe de saúde e intensifica as ações em prol do combate à dengue. Na próxima semana, entre os dias 17 e 21, serão promovidas em Jales atividades da “Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue”.

A ação visa conscientizar as pessoas do perigo da doença e orientar na prevenção e combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Em Jales, nos últimos três meses não foi registrado nenhum caso da doença.

A campanha não será desenvolvida somente com visitas dos agentes da Vigilância em Saúde nas residências. Haverá distribuição de folhetos educativos em locais de grande movimento, como avenidas e ruas centrais da cidade, orientação através de palestras educativas e distribuição de material didático para grupos de espera das ESFs e escolas municipais, além de exposição com material informativo nos supermercados de grande circulação.

“Nosso objetivo não será ir às ruas e casas eliminando os criadouros, pois já fazemos esse serviço durante o ano inteiro, mas levarmos orientação para que a população saiba como eliminar os criadouros da dengue e não deixar que nada acumule água”, ressaltou a profissional de informação, educação e comunicação da secretaria municipal de Saúde, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

“Só conseguimos eliminar a doença e evitar epidemias com a colaboração da população. A proliferação do mosquito transmissor é conquistada com a mudança de hábitos cotidianos dentro de casa”, comentou a secretária de Saúde, Nilva Gomes.

FEBRE DE CHIKUNGUNYA - Mesmo não tendo nenhum caso notificado da febre Chikungunya no município, os funcionários da prefeitura de Jales também estão atento à situação da doença e promoverá a divulgação da doença durante a semana de mobilização. A febre Chikungunya é causada pelo vírus CHIKV e, assim como a dengue e a febre amarela, é transmitida pela picada de um mosquito. O Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, e o Aedes albopictus, transmissor da febre amarela, têm potencial para se tornar um transmissor da Chikungunya e apresentar risco para a população brasileira.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dor muscular, manchas na pele, náusea, vômito e dores nas articulações, que é a mais característica manifestação da doença.
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com