Sábado, 20 de Abril de 2024

Conferência discute protagonismo e empoderamento da pessoa idosa

A conferência motivou a análise da situação atual das políticas públicas para pessoa idosa no município
01/11/2014 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social de Jales realizaram no dia 31 a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento aconteceu na sede Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso – CIEVI.

O encontro motivou a análise da situação atual das políticas públicas para pessoa idosa no município, discutindo e analisando propostas para a efetivação, bem como sensibilizou as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da participação ativa no meio social.

A prefeita Eunice Mistilides Silva acompanhou a conferência e ressaltou a importância da ampliação das ações e serviços voltados à população acima dos 60 anos, especialmente nas áreas de assistência social, saúde e educação no município. “Jales já avançou muito em políticas públicas para assegurar a qualidade de vida dos nossos idosos. O poder público tem a obrigação de fornecer uma vida agradável aos idosos. Se estamos aqui é para melhorar e discutir ideias. Que nós sejamos protagonistas dos melhoramentos da qualidade de vida dos idosos”,ressaltou.

“A relação do idoso com a sociedade tem que ser discutida e é fundamental debatermos sobre o empoderamento do idoso. O tema da discussão trouxe o foco para a integração entre gerações, frisando o que é forte no idoso e desconstruindo a ideia de fragilidade, normalmente associada à terceira idade, além de oportunizar um momento para eles discutirem as políticas públicas realizadas no município e proporem novas ações para seus fortalecimentos”, comentou a secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, Celma Crepaldi.

A presidente do CMDI, Delcir Aparecida H. Zupirolli destacou que a conferência amplia o conhecimento em relação aos direitos do idoso, para que possam ser exercitados e reivindicados. “Muitas coisas foram discutidas sobre o assunto. É fundamental reunirmos profissionais e idosos para propormos ações que evoluam a questão do envelhecimento”.
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com