Sexta, 19 de Abril de 2024

Meia sueco que enfrentou Brasil na Copa-1994 morre com câncer

29/10/2014 as 13:00 | Mundo | Da Redaçao
O ex-meia e técnico sueco Klas Ingesson morreu nesta quarta-feira, aos 46 anos, após longa batalha contra um mieloma múltiplo, um tipo de câncer na medula óssea. A notícia foi divulgada pelo Elfsborg, clube pelo qual foi treinador entre 2013 e 2014.

"IF Elfsborg tem um comunicado triste a ser feito. Klas Ingesson morreu nesta manhã", escreveu o time em seu Twitter oficial. "Nossos sentimentos estão sobretudo com sua esposa e seus filhos, que estiveram a seu lado até o fim em Odeshog (cidade sueca)".

Jogador com passagens por IFK Gotemburgo, PSV Eindhoven, Sheffield Wednesday, Bari, Olympique de Marselha e Lecce, Ingesson atuou pela seleção da Suécia nas Copas de 1990 e 1994, inclusive enfrentando o Brasil durante a campanha do terceiro lugar.

Em dezembro de 2008, o ex-meia foi diagnosticado com o mieloma múltiplo. Dois anos depois, recuperado fisicamente, Klas Ingesson aceitou oferta para treinar o time B do Elfsborg, um dos principais times do futebol sueco da última década e campeão nacional pela última vez em 2012. No ano passado, porém, ele teve uma recaída e precisou ser submetido a um transplante de células-tronco.

Apesar da condição física delicada, a direção do Elfsborg o convidou o para comandar o time principal. "Não tinha nenhuma vontade, mas a pergunta voltava todo o tempo e quando pensei um pouco, me dei conta que esta oportunidade não voltaria outra vez", reconheceu Ingesson em entrevista no começo de 2014.

O tratamento pesado provocou sequelas e enfraqueceu o técnico. Devido a uma osteoporose, o ex-jogador precisou recorrer a um andador para se locomover e, pouco tempo depois, caiu no vestiário e quebrou um braço, precisando utilizar uma cadeira de rodas, e sua imagem comandando o Elfsborg rodou o mundo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com