Sexta, 19 de Abril de 2024

Senar promove curso sobre avicultura básica

Participaram da capacitação membros da comunidade
Edinaldo Barbosa, instrutor responsável em proferir o curso
28/10/2014 as 10:53 | | Da Redaçao
O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveu durante três dias, na sede do Sindicato Rural de Fernandópolis, o curso de Avicultura Básica – sistema caipira, voltado ao regime de agricultura familiar.

O referido curso, uma parceria entre as duas associações, proporcionou aos pequenos produtores 24 horas de treinamento tanto na área prática quanto na teórica.

De acordo com o instrutor do Senar, Edinaldo Barbosa de Souza, o curso envolveu todo o manejo da criação de frangos caipiras, instalações, cuidados iniciais e inseminação de aves.

“Essas noções sobre a criação, doenças e manejo de dejetos são importantes, e vem a colaborar com a criação das aves, além de poder, por meio do curso, aprender com maior embasamento a parte prática”, destaca.

Entre as noções apresentadas durante as aulas destacam-se: escolha da linhagem; sistema de criação; manejo; prevenção de doenças; alimentação; custo e comercialização da produção, entre outras. O curso contou com a participação de 20 produtores (não apenas associados).

AGRICULTURA FAMILIAR

Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados.

A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor.

É por isso que ela é fundamental na promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com