Sábado, 20 de Abril de 2024

Moradores atendidos por PSF aprovam agendamento de consultas

A audiência teve por objetivo construir um processo de participação e fiscalização popular sobre os investimentos realizados na área pela Prefeitu
25/10/2014 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
Pacientes que utilizam os serviços de saúde oferecidos pela Estratégia de Saúde da Família Dr. Shiguero Kitayama, no bairro Roque Viola, aprovaram a continuação do agendamento de consultas médicas proposto pela administração da prefeita Eunice Mistilides Silva - Nice.

A decisão aconteceu em uma audiência pública realizada na quarta-feira, 22, na Escola Municipal Professor João Arnaldo Andreo Avelhaneda.

A medida adotada no início de 2013 para acabar com as filas nas Unidades de Saúde causou estranhamento no começo, mas foi aclamada pela população durante o encontro. “Antes era preciso chegar de madrugada para conseguir uma consulta médica no postinho, agora é possível agendar com antecedência sem ter essa preocupação”, afirmou a moradora Judite Jesus da Costa.

Durante a audiência também foram abordados diversos assuntos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Foram discutidas as definições sobre saúde da família e de urgência e emergência; apresentação de dados sobre agendamentos no AME; recomposição do Conselho Gestor de Saúde da Unidade e a formação de grupos de diabetes.

Segundo a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, mais de seis mil pessoas são atendidas pela Unidade de Saúde do Bairro. “Este é o ESF com o maior número de pessoas atendidas em nossa cidade, acima – inclusive - do que é preconizado. Mesmo com todas as dificuldades, a audiência nos mostrou que eles estão satisfeitos com o agendamento, sem o fim das filas. Nosso próximo passo será a divisão dessas famílias em uma nova ESF já aprovada pelo Governo Federal e que iremos implantar no ano que vem”, ressaltou.

No ano de 2013, 8255 consultas médicas, 4407 exames e 1022 atendimentos em grupo foram realizados pela ESF Dr. Shiguero Kitayama. Os agentes de Saúde fizeram mais de 13.744 visitas domiciliares. Além da secretária de Saúde, conduziram os trabalhos o diretor de divisão da Secretaria de Saúde, Marcos Colombo, a enfermeira da Unidade, Fernanda Colombo e a gerente da Unidade, Gisele Petinari.
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com