Quinta, 18 de Abril de 2024

Vereador cobra solução para pombos após denúncia do RN

23/10/2014 as 08:00 | | Da Redaçao
Depois de o site Região Noroeste veicular uma denúncia no mês de agosto, o vereador Ademir de Almeida resolveu “abraçar a causa” e lutar por uma solução para a infestação de pombos na escola Koei Arakaki, localizada no Jardim Paraíso, em Fernandópolis.

Pais de alunos estão preocupados com a quantidade de pombos que escolheram o teto da instituição para morar. De acordo com informações dos responsáveis que buscam os filhos, a escola tem que ser lavada todos os dias, principalmente por conta das fezes espalhadas na escola.

Com isso, Almeida requereu da prefeita Ana Bim informações objetivando esclarecer se a Secretaria Municipal da Educação e a Vigilância Sanitária têm conhecimento da invasão e proliferação excessiva de pombos que está ocorrendo na escola e quais providências estão sendo tomadas para controle e solução do problema.

“É muito pombo mesmo. A qualquer momento uma criança pode pegar uma doença, pois convive em meio às aves respirando o pó com resquício de merda”, contou arrancando alguns risos no plenário.

De acordo com uma mãe ouvida pelo RN , a situação no período de recesso e férias escolares a situação é ainda pior, por conta da sujeira. A escola Koei Arakaki é um colégio municipal que atende cerca de 400 crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

As salas de aula são forradas, no entanto, os corredores não possuem forro deixando propício aos pombos para sujarem a escola, inclusive o local onde as crianças bebem água. O pátio de recreação e a quadra da instituição são os lugares mais invadidos pelas aves. O mal cheiro chega a incomodar quem precisa ficar no interior da escola.

“A situação é preocupante, devido a sujeira e também as doenças que as aves podem causar as crianças”, disse outa mãe de aluno.

Os pombos estariam invadindo a escola através de buracos nas telas que circundam a instituição.De acordo com um pai, foi feita uma reclamação a prefeitura através do 0800 772 4550. Porém, o mesmo não obteve resposta. De acordo com pessoas ligadas a instituição, representantes da prefeitura alegam não ter dinheiro para solucionar a questão.

De acordo com alguns pais que procuraram o RN, funcionários da escola não falam do assunto.

CUIDADO

Segundo especialistas existem três tipos de doenças transmitidas pelos pombos: infecções bacterianas ou por fungos, reações alérgicas e doença intersticial pulmonar, que pode cursar com fibrose pulmonar. São transmitidas principalmente pelas fezes, porém, as partículas das penas também podem provocar doenças.

Os perigos das infecções bacterianas ou por fungos estão relacionados a um processo infeccioso agudo, subagudo ou crônico. Em alguns casos é necessário internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou pode levar à morte. A pessoa contaminada pode sentir calafrios, ter febre e sudorese. Entre os sintomas pulmonares estão tosse, presença de escarro, falta de ar e dor torácica.

As reações alérgicas que podem ser causadas pelos pombos são das vias respiratórias, especialmente a rinite e a rinossinusite e a asma brônquica. Entre os sintomas estão espirros, obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, dor no rosto e sensação de congestão nasal. A asma brônquica pode causar tosse, escarro, chiado e falta de ar. A reação alérgica mais grave é a asma e pode ocorrer risco de complicação com internamento e até levar à morte.

Veja quais são as doenças transmitidas pelos pombos:


Criptococose

Causada pelo fungo Cryptococcus neofarmans, é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer dor de cabeça, sonolência, rigidez da nuca, confusão mental e micose.

Histoplasmose

Causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes de pombos contaminados. Pode haver uma infecção sem sintomas. Se houver sintomas, pode haver febre, dor torácica, tosse, mal-estar geral, debilidade, anemia e micose.

Ornitose

Causada por um microorganismo intracelular chamado Chlamydia psittaci, também é transmitida pela inalação da poeira contendo partículas de fezes e secreções de pombos contaminados. É uma doença infecciosa aguda, cujos sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e tosse.

Salmonelose

Causada por bactérias do gênero Salmolella, é transmitida pela ingestão de alimentos com partículas de fezes de pombos contaminados. Os sintomas são febre, diarréia, vômitos e dores abdominais.

Alergias

Causadas pelo contato com ácaros provenientes dos pombos ou de seus ninhos. Os sintomas são irritação e pruridos de peles, além de coriza. Em crianças e idosos, é comum bronquite asmática alérgica.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com