Quinta, 25 de Abril de 2024

Assassino do jornalista Hélton Souza pega 20 anos por latrocínio

Foto: Alex Pelicer/Diário da Região
Adriano Santos Oliveira foi condenado por matar enforcado o jornalista Hélton Eduarti de Souza
21/10/2014 as 18:50 | | Da Redaçao
O servente de pedreiro Adriano Santos Oliveira, 20 anos, foi condenado a 20 anos de prisão, em regime fechado, por matar enforcado o jornalista Hélton Eduarti de Souza, de 28 anos.

O crime foi na noite do dia 26 de fevereiro, em um galpão do Recinto de Exposições de Valentim Gentil. A sentença do juiz Reinaldo Moura de Souza, da 2ª Vara do Fórum de Votuporanga, será publicada entre terça-feira e quarta-feira no Diário Oficial, segundo o promotor de Justiça, Marcus Vinícius Seabra. Ele não irá recorrer da sentença.

"Foi uma condenação superior, se comparado com eventual sentença pelo Tribunal do Júri. Se fosse julgado por homicídio com uma qualificadora, pegaria 12 anos. Se fosse com duas qualificadoras, seria 16 anos", afirma o promotor, que está respondendo pelo caso porque o promotor João Alberto Pereira está de férias. O juiz acatou a tese da promotoria de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Os advogados Gésus Grecco, Romualdo Castelhone e Douglas Teodoro Lisboa apresentaram a defesa do assassinato como homicídio preterdoloso (lesão corporal seguida de morte). Até a tarde de segunda, 20, os advogados não tinham tido acesso à sentença. O trio pode entrar com recurso em 10 dias.

Na sexta-feira, dia 17, a mulher do assassino, Vanessa Jaqueline dos Santos, de 19 anos, que está grávida, foi inocentada. No mesmo dia, a família foi até a penitenciária de Tupi Paulista buscar Vanessa. Segundo os advogados de defesa, a mulher, apontava nas investigações como co-autora, não teve nenhuma participação no latrocínio. Objetos do jornalista, como toca-CD`s, celulares, notebook e foram encontrados na residência do casal, em Valentim Gentil. O carro foi deixado pelo assino na volta pra casa. Desde o dia de sua prisão, o servente de pedreiro confessou o crime e disse em depoimento que agiu sozinho. O corpo do jornalista estava com a calça abaixada na altura dos joelhos e apresentava marcas de mordida na região da virilha, além de estar molhado de urina.

Na época, o promotor João Alberto Pereira disse que o servente de pedreiro matou "com requintes de crueldade". Em interrogatório, Oliveira confirmou que os dois foram até um galpão em construção no recinto e começaram abrigar após trocar carícias. O servente de pedreiro, segundo o depoimento, enforcou o jornalista com o braço e, posteriormente, com a camisa da própria vítima. Ele está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Riolândia e deve ser transferido nos próximos dias. O local da prisão não foi divulgado e nem o valor da multa que terá pagar, além de cumprir a pena.

Sobre o jornalista

Souza se formou em jornalismo no Centro Universitário de Votuporanga (Unifev) e morou na cidade enquanto trabalhava no jornal "A Cidade". O jornalista foi repórter do Diário da Região, em Rio Preto, além de ter trabalhado no jornal Folha da Região, de Araçatuba. A família do jornalista não quis comentar a sentença.

Na época do crime, o jornalista trabalhava na assessoria de imprensa da Santa Casa de Fernandópolis e morava com os pais, em Pedranópolis. Ele completaria 29 anos este mês. (Luciano Moura e Andressa Aoki - Diário da Região)
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com