Quarta, 24 de Abril de 2024

Palhaços de Plantão abrem 20ª Mostra Estudantil de Teatro

21/10/2014 as 10:01 | | Da Redaçao
O grupo “Palhaços de Plantão” dará o “pontapé inicial” da 20ª Mostra Estudantil de Teatro de Fernandópolis, que terá início nesta quinta-feira(23).O grupo levará ao palco o já renomado espetáculo “Salve Se Puder.”

A peça consiste em um programa de perguntas e respostas em que os participantes, dois besteirologistas dos Palhaços de Plantão competem para ganhar prêmios. Com ele o grupo pretende levar até o público, desde números de palhaçaria clássica até números e gags que são construídas para as apresentações que o grupo realiza em hospitais.

O elenco conta com os atores Alvaro Rovares, Carol Guerra, Luis Rao e Rafael Guerra de Aquino, que também é diretor do espetáculo.

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

"Com Salve Se puder", o grupo “Palhaços de Plantão” mergulha no universo da saúde e busca promover uma reflexão bem humorada das questões de segurança e primeiros socorros.

Nessa busca, não temos como proposta apresentar uma teoria sobre o assunto, mas tratá-lo de maneira crítica e reflexiva, acentuando as discussões sobre quem cuida de maneira geral.

Assim, o grupo utilizará a figura do palhaço e sua verdade intrínseca para parafrasear sobre questões de saúde relevantes.

O texto é dividido em dois momentos bem definidos: no primeiro, temos um a entrada e a apresentação do programa "Salve se Puder" e, no segundo, o desenrolar do jogo propriamente dito que pretende conduzir o expectador à rir e refletir.

Esses dois momentos são retratados no cenário, composto uma cortina ao fundo e dois banquinhos onde sentam os convidados do programa.
Do mesmo modo, o figurino possui características de um programa de auditório sem perder o anacronismo palhacesco.

A iluminação, por um lado, nos transporta para um verdadeiro show de variedades. A interpretação é baseada na pesquisa do palhaço e sua representação, buscamos utilizar alguns números clássicos que se combinam com uma relação com o público engraçada e verdadeira. Dessa maneira, no processo de preparação dos atores, existe a busca pelo descobrimento e desenvolvimento do próprio palhaço, seus defeitos, qualidades e especialmente "ridicularidades".

Assim, a direção, elenco e equipe técnica, ao se lançar nessa empreitada, tem duplo objetivo: resgatar uma verdade do jogo palhacesco e discutir as questões de saúde de maneira divertida. Pois como coloca Alice Viveiros de Castro “O palhaço é a figura cômica por excelência.

Ele é a mais enlouquecida expressão da comicidade: é tragicamente cômico. Tudo que é alucinante, violento, excêntrico e absurdo é próprio do palhaço. Ele não tem nenhum compromisso com qualquer aparência de realidade. O palhaço é comicidade pura".
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com