Quinta, 25 de Abril de 2024

PMPR retoma as atividades para a conclusão do Plano Municipal

27/01/2022 as 11:51 | Jales | Da Redaçao
O retorno dos trabalhos do pioneiro Projeto Municípios Paulistas Resilientes (PMPR) está agendado para o próximo dia 1 de fevereiro. Os interlocutores e interlocutoras de cada município iniciarão a segunda metade da capacitação, que resultará na entrega para a população do Plano Municipal de Resiliência e Adaptação Climática. Em abril, o Plano será apresentado em um evento na capital paulista.

O trabalho do projeto estabelece ações e obras prioritárias de adaptação e resiliência climática e será um importante instrumento de captação de recursos financeiros para esta área. Jales faz parte dessa iniciativa, conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ). “Estamos empenhados no desenvolvimento desse importante estudo que impactará o presente e o futuro da nossa população”, disse a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente do município, Sandra de Lima Gigante.

O Plano será um instrumento de adaptação e resiliência climática com diversas ações prioritárias estipuladas pelo município, além de ser também uma ferramenta fundamental para a captação de recursos financeiros tanto a nível nacional quanto internacional.

“Nossa capacitação está baseada no tripé do desenvolvimento social, econômico e ambiental, com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida da população”, destaca o assessor técnico do projeto ProAdapta, Armin Deitenbach.

Além de Jales, fazem parte do Projeto os municípios de Francisco Morato, Guaratinguetá, Americana, Gabriel Monteiro, Embu das Artes, Guarulhos, Iguape, São José do Rio Preto, Rosana, Registro e Ubatuba.

“Estabelecemos um cronograma de atividades e conteúdo em parceria com o Instituto Imaflora para a retomada e conclusão desse Projeto de vanguarda”, comenta o geólogo do Instituto de Pesquisas Ambientais da SIMA, Claudio Ferreira.

Os municípios participantes dessa etapa do Projeto foram escolhidos de acordo com informações do próprio Governo de São Paulo e de parâmetros estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) baseados nos dez passos que os municípios devem seguir para melhorar sua capacidade de adaptação e resiliência climática.

A intenção é a partir dessa experiência piloto formatar um curso de Educação a Distância (EaD) para ser replicado aos 645 municípios do Estado de São Paulo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com