Sábado, 20 de Abril de 2024

Foguete fora de controle deve colidir em breve com a lua

27/01/2022 as 08:50 | Mundo | Jovem Pan
Um foguete fora de controle está perto de colidir com a lua. O Falcon 9, foguete não tripulado, foi lançado em 2015 pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

Esta será a primeira vez que um objeto espacial criado pelo homem vai se chocar acidentalmente com o único satélite natural da Terra. O foguete passou sete anos no espaço, perdido, após conseguir chegar em seu segundo estágio, que é aquele em que o veículo se desprende do seu lançador.

O objetivo inicial do lançamento era colocar na órbita da Terra um satélite meteorológico. Após atingir uma altura bastante elevada, o foguete não teve combustível para retornar à atmosfera terrestre ou mesmo para vencer a gravidade do sistema Terra-lua. O Falcon 9 vagou pelo espaço, desde então, até ser descoberto por astrônomos e pesquisadores.

A divulgação do achado foi feita pelo site americano Airs Tecnica. De acordo com os astrônomos que estão acompanhando a rota do Falcon 9, a expectativa é que ele se choque com o lado oculto da lua, o mais distante da Terra, no dia 4 de março. A colisão do veículo espacial de quatro toneladas não poderá ser vista a olho nu, mas servirá para o desenvolvimento de estudos sobre a resistência do solo lunar.
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com