Quinta, 18 de Abril de 2024

Começaram os preparativos para os leilões da borracha

Sindicato Rural de Fernandópolis alerta os produtores de seringueiras sobre o início do processo de comercialização da produção excedente
Antônio Batista César é colaborador do SIRF e prestará consultoria aos associados interessados
08/10/2014 as 10:53 | | Da Redaçao
A Companhia Nacional de Abastecimento já está realizando o Leilão de aquisição de laranja, e o Sindicato Rural de Fernandópolis já está prestando assessoria gratuita para os citricultores da região para que possam participar dos próximos eventos programados.

O setor da heveicultura, cultura da extração de borracha, terá recursos de R$ 20 milhões para operações de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). O valor foi divulgado no Diário Oficial da União, recentemente, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e visa atender produtores e cooperativas na comercialização da borracha natural da safra 2013/14.

Poderão participar dos leilões produtores rurais e suas cooperativas. O produto poderá ser comercializado para qualquer localidade. O Valor Máximo do Prêmio (VMP) será calculado pelo MAPA pela diferença entre o Preço Mínimo básico (PM) e o Preço médio de mercado (Pmm) do Cernambi 53% de DRC, apurado pela Conab, dos cinco últimos dias anteriores à data limite para divulgação do aviso do leilão.

Na data da realização do leilão, o participante deverá estar adimplente junto ao Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

Em Fernandópolis

A notícia foi considerada excelente, na opinião de Antônio Batista César, colaborador do Sindicato Rural de Fernandópolis (SIRF). Segundo Batista, o governo disse que esses R$ 20 milhões são para ser usados até o final deste ano para dois leilões por mês e já há discussão para um novo valor no ano que vem. “Nossa primeira vitória foi a alteração do preço de pauta pela Sefaz e o Pepro é a segunda”, destacou.Para o presidente do sindicato rural, Marcos Mazeti, tanto as mudanças que o cultivo da seringueira, quando nos preços convenientes ao produto e estabelecidos para os leilões, são o reflexo do trabalho de endurecimento da política agrícola nacional, promovida pela FAESP,seus sindicatos filiados e as associações que cuidam do setor das seringueiras, a ABRABOR e a APABOR.

“Novamente, graças a FAESP e o esforço dos representantes da nossa política agrícola tomam a dianteira para tentar minimizar a perda dos produtores de borracha pela superprodução. Tanto a FAESP quanto seus sindicatos, abrem a oportunidades para os produtores de borracha em comercializarem suas produções, para isso orientaremos todos nossos associados sobre as mudanças encaradas pelo setor da heveicultura. Portanto, produtores de borracha associados ao sindicato e que desejam ingressar nos próximos leilões do Pepro, basta procurarem informações na sede do SIRF com a assessoria especial que o sindicato disponibilizou gratuitamente para sus associados”, orienta Mazeti.

ALERTAS

Os leilões, em Fernandópolis, ainda não possuem datas, mas, de acordo com o Sindicato, os produtores associados ao sindicato serão comunicados por meio de mensagens enviadas via telefone celular. A consultoria é exclusiva para associados em dias com o sindicato.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com