Terça, 23 de Abril de 2024

Feira do Agronegócio da Uva e do Mel é destaque em rede nacional

Durante os 3 dias de festa houve sorteio de brindes para os produtores presentes
07/10/2014 as 10:00 | Jales | Da Redaçao
A 10ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel completou mais uma edição de sucesso em Jales.

A festa realizada de 02 a 04 de outubro pela Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, e Sindicato Rural atraiu produtores de toda a região e foi destaque em rede nacional.

O evento ganhou abrangência na rede Globo, no programa Globo Rural, que transmitiu no último domingo, 05, as atrações da tradicional festa, ressaltando as variedades de tipos de uva e mel, e a importância da festa para a projeção regional dos produtos naturais, comercialização e concretização de novos negócios.

“Além de exibir a produção, os agricultores aproveitam para saber como está o plantio do vizinho. Eles mostram o que plantam em seu sítio, mas também podem ver como está a produção dos outros e assim fazer troca de experiência”, ressaltou a secretária de Agricultura, Sandra Gigante.

A feira expôs variedades de uvas, como a Benitaka, Rubi, Itália e Niágara, premiando os especialistas pelo cultivo de acordo com cada espécie. Ao todo, 346 produtores da região noroeste paulista, das cidades Vitória Brasil, Urânia, Santa Salete e Pontalinda, participaram da feira. A evidência também foi para os apicultores de Jales e Estrela D`Oeste que trouxeram muitas novidades do mel.

Nos três dias de festa, a população pode apreciar as farturas dos campos e pomares, aproveitar a gastronomia oferecida pelo Rotary Club e curtir as atrações artísticas que se apresentaram trazendo músicas típicas sertaneja, como o grupo de Catira da cidade de Pontalinda e o grupo Junior Violada 5 Estrelas.

PREMIAÇÃO - Os produtores também foram premiados de acordo com cada espécie de uva. Na categoria Uva do tipo “Niágara” o 1º lugar foi para o produtor Adelino Olhier, do Sítio São José, de Vitória Brasil, o 2º lugar ficou com José Olhier e o 3º colocado foi Alécio Savegnago, do Sítio São Pedro, de Jales. Na categoria “Uva Benitaka”, o 1º lugar foi para o produtor de Urânia, Cleber Martir, da Chácara Nossa Senhora, o 2º lugar ficou com a produtora Rozana Aparecida Buzo, da Estância Vela Vista em Urânia e o 3º lugar foi para Márcia Fação, do Sítio São José, de Urânia. Na categoria “Uva Itália”, Cleber Martir também levou o 1º lugar, o 2º foi para Ivanir Buzo e o 3º lugar para a produtora Herlem Bispo, do Sítio São José, de Urânia. O expositor José Morandin levou para casa o 1º lugar na categoria “Uva Rubi”, Sebastião Cestari, do Sítio Santo Antônio, de Jales, conquistou o 2º lugar e Márcia Morandin, o 3º lugar.

Confira a reportagem no programa Globo Rural, da Rede Globo, clicando no link: http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/agricultores-de-jales-comemoram-o-bom-momento-da-uva/3676114/
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com