Sexta, 19 de Abril de 2024

Casos de dengue diminuem mais de 70% em Jales

Diversas ações de combate a dengue foram promovidas, como o Cidade Limpa, para recolhimento do lixo nas casas, onde cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados
02/10/2014 as 08:00 | Jales | Da Redaçao
O número de casos confirmados de dengue em Jales diminuiu mais de 70% em relação ao ano passado.

Os dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde que também apontou que nas duas últimas semanas nenhum caso foi confirmado.

O boletim mostra que foram confirmados 469 casos na cidade entre janeiro e setembro deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 1663 casos da doença. Nenhum óbito foi registrado em decorrência da dengue.

A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice conta que o elevado número de notificações (2742) da doença no ano passado fizeram com que várias ações preventivas fossem realizadas na cidade. “Desde o início do ano, diversas ações de combate a dengue foram promovidas, com mutirões de limpeza, como o Cidade Limpa, para recolhimento do lixo nas casas, onde cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados”, lembrou Nice.

Mas o combate a dengue não pode parar. Segundo a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, a população precisa ficar alerta, pois devido o período chuvas e as altas temperaturas, o clima é propicio ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. “Esse período de chuvas aumenta o número de recipientes que podem se tornar criadouros, como as lajes e calhas. Os cuidados que forem adotados agora irão refletir no ano que vem. Precisamos estar alertas agora para evitar uma nova epidemia”, reforçou.

Nos próximos dias, a equipe de Controle de Vetores estará intensificando ações, especialmente nas áreas que apresentaram mais focos do mosquito, fazendo um trabalho de educação para que a população também participe do combate à dengue.

Ciclo de vida – O Aedes aegytpi procura recipientes de preferência de cor escura que estejam com água para colocar seus ovos. Esses ovos são colocados próximos a margem da água e se retirarmos a água antes deles eclodirem, eles podem sobreviver até 450 dias nesse local.

Por isso a recomendação de lavar recipientes que ficam com água, utilizando bucha e sabão, apenas dessa maneira é possível eliminar os ovos do mosquito. Bastam alguns milímetros de água para eles eclodirem e, em uma semana, transformarem-se em mosquitos adultos.

O ciclo de vida do mosquito é de 35 dias; durante esse período, o número de pessoas que ele pode infectar é ilimitado.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com