Terça, 23 de Abril de 2024

1ª Capacitação em Hepatites Virais é realizada com sucesso

A 1º Capacitação em Hepatites Virais foi voltada para profissionais de saúde do município
01/10/2014 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
A Prefeitura de Jales, através da Secretaria Municipal de Saúde e Serviço de Atenção Especializada e Vigilância Epidemiológica - SAE/CTA promoveu a 1º Capacitação em Hepatites Virais para profissionais de saúde do município. A atividade foi realizada no dia 25, no Centro de Estudos da Santa Casa de Jales.

A capacitação foi ministrada pela médica da FUNFARM de São José do Rio Preto, Dra. Delzi Vinha Nunes Gôngora e pelo infectologista do SAE/CTA de Jales, Dr. Maurício Fernando Favaleça. Participaram médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas e profissionais do Centro de Vigilância Epidemiológica. O objetivo foi atualizar estes profissionais nas ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais B e C.

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, a ação visa atualizar tecnicamente os profissionais envolvidos, de forma que possam oferecer à população um serviço de qualidade, humanizado, com foco na prevenção e, se necessário, na condução adequada dos pacientes portadores de hepatites virais.

Segundo a coordenadora e enfermeira do SAE/CTA de Jales, Vanessa Ferreira Martins Aparício, “a hepatite é uma doença silenciosa. Pessoas aparentemente saudáveis são portadoras crônicas da doença e não sabem. O diagnóstico precoce das hepatites é muito importante, pois se não diagnosticada, as hepatites virais podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas. A capacitação é importante para o aprimoramento e a constante troca de informações entre esses profissionais”.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com