Quinta, 18 de Abril de 2024

Federação convoca professores para eleição do Sinpro em outubro

29/09/2014 as 08:01 | | Tatiana Brandini-Jornal O Extra
A FETEE-SP – Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado publicou edital de convocação para constituição da Junta Governativa Provisória do Sinpro Noroeste - Sindicato dos Profissionais de Educação do Noroeste Paulista.

O pleito acontecerá dia 02 de outubro, às 17 horas com a presença de professores do sistema particular de ensino na sede social do Rotary Clube, no Parque das Nações. Na semana passada, a Justiça do Trabalho de Fernandópolis cancelou as eleições do Sinpro, que seriam realizadas no dia 25 de outubro. A diretoria presidida pelo advogado Cássio Tenani foi destituída e a Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado foi nomeada como interventora para assumir o sindicato e realizar novas eleições no prazo máximo de 120 dias após a eleição da Junta Governativa Provisória.

Na primeira convocação, às 17 horas, a eleição da junta vai acontecer com a presença mínima de 50% mais um, dos professores sindicalizados. Caso não haja quórum necessário, uma segunda e última convocação acontecerá às 18 horas, com qualquer número de professores presentes, para a realização.Após eleita, a junta vai fazer as diligências e tomar medidas necessárias para a realização das novas eleições, conforme as normas do estatuto, nos termos do artigo 38. Durante quatro meses, a junta vai assumir a administração do sindicato, até que a nova diretoria seja eleita.

A AÇÃO

A ação foi proposta pelo professor e assistente social André Campos Azadinho, que entre diversos apontamentos, denunciou a ilegalidade da atual diretoria do Sinpro desde a gestão 2008/20012, que vinha sendo mantida até os dias atuais, semnova eleição, com Cassio Tenani na presidência.

André Campos contestou a publicação do edital de convocação de eleições, com data de junho, alegando que a diretoria presidida por Tenani está em situação irregular há mais de dois anos. O edital do Sinpro, que tinha sido publicado em 04 de junho, informava os membros associados sobre as eleições que seriam realizadas no próximo dia 25 outubro. As chapas deveriam ser apresentadas entre 22 e 26 de setembro.

Na contestação, Cássio Tenani alegou que uma ação tramitava no Ministério do Trabalho com um pedido para que profissionais dos estabelecimentos de ensino fossem incluídos no Sinpro, junto aos professores. Tenani informou à Justiça que ao término do mandato, em 2012, foi realizada uma assembléia geral para manter a diretoria até o desfecho do processo, que posteriormente foi arquivado.

A juíza da Vara do Trabalho, Conceição Aparecida Rocha de Pretibu Faria julgou a ação parcialmente procedente, destituiu a atual diretoria e declarou nula a eleição anunciada pelo Sinpro para o mês de outubro.

SINPRO

O Sinpro tem como território cerca de 40 municípios das regiões de Fernandópolis e Jales e agrega mais de 500 profissionais de educação das cidades de Andradina, Aparecida d´Oeste, Aspásia, Auriflama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d`Oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guarani d`Oeste, Guzolândia, Ilha Solteira, Indiaporã, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mira Estrela, Nhandeara, Ouroeste, Palmeira d`Oeste, Paranapuã, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara d`Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Oeste, Santa Salete, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Suzanópolis, Turmalina Urânia e Vitória Brasil.



Tatiana Brandini-Jornal O Extra
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com