Sexta, 19 de Abril de 2024

Aviação Civil autoriza construção de aeroporto em Olímpia

14/06/2021 as 21:06 | Olímpia | SBT Interior
A prefeitura de Olímpia publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (14) o convênio entre o Ministério da Infraestrutura e a prefeitura para viabilizar a construção de um aeroporto internacional na cidade. A intenção é que a instalação seja financiada com investimentos privados, sem aplicação de recursos públicos.

O ofício foi protocolado em março deste ano, na Secretaria Nacional de Aviação Civil. A concessão do aeroporto será por 35 anos. De acordo com a prefeitura, a área escolhida fica na rodovia Assis Chateaubriand, sendo 20 quilômetros de Olímpia e 30 quilômetros de Rio Preto. Já foi feita uma análise da área, sendo que a mesma possui topografia favorável e está localizada em região sem obstáculos, como linhas de transmissão, ocupações urbanas e obstáculos naturais.

O aeroporto deve custar mais de R$ 200 milhões. A pista para pouso e decolagem das aeronaves vai ser de 2.200 metros de comprimento e 45 metros de largura. O objetivo do prefeito é atingir 800 mil operações em 2026 quando deve ser inaugurado o aeroporto.

A Estância Turística de Olímpia recebe visitantes de todo o país e até de outras localidades do mundo. Em 2020, a cidade recebeu mais de 1,1 milhão de turistas. Atualmente, para quem viaja de longe a melhor forma de chegar é por meio do aeroporto mais próximo, que fica em São José do Rio Preto. No caso, somente 3% dos turistas que visitam a cidade utilizam o transporte aéreo.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com