Sábado, 20 de Abril de 2024

A Grande Família: 489 episódios, fortes emoções, briga e risadas

11/09/2014 as 09:52 | Brasil | Da Redaçao
"A Grande Família" vai acabar! E entre brigas, confusões e risos (muitos), o seriado que vai exibir o último capítulo nesta quinta-feira (11), após 14 anos no ar traz a família unida e cheia de histórias pra contar, dentro e fora da trama.

Nesses 14 anos, a vida dos atores se misturou a mais de uma década em que o seriado ficou exibido. Lúcio Mauro Filho, por exemplo, teve dois filhos, Antônio Bento e Luiza, frutos do casamento com a mulher, Cíntia Oliveira. Desde 2001, quando a série estreou, o ator também ficou em cartaz com seis peças de teatro e dublou três filmes.

No mesmo período, Pedro Cardoso também foi coroado pai pela terceira vez. Casado com a atriz Gabriella Moretto, o malandro Agostinho de "A Grande Família" teve Mabel, de 4 anos. E enquanto fazia a série da Globo, Pedro não fez novelas, mas foi indicado ao prêmio de "Melhor Ator" no Emmy Internacional em 2008, a maior premiação para trabalhos na televisão.

Em seu papel de estreia, Guta Stresser, a Bebel, se dedicou intensamente ao seriado, mas também foi abraçada no cinema. Logo que começou a estampar o rosto na pele da filha de Nenê (Marieta Severo), em 2001, a atriz foi convidada para integrar o elenco do filme "A Partilha".

De lá pra cá, Guta se dividiu entre as gravações da série com outras sete atuações em filmes brasileiros. O sonho de ser mãe, porém, ela realizou só na TV com a chegada de Florianinho (mais tarde interpretado pelo ator Vinícius Moreno) na trama. Casada com André Paixão, a atriz se submeteu a diversos tratamentos para engravidar, mas sem sucesso. "Tenho muita vontade de ser mãe", contou durante a coletiva de imprensa de "A Grande Família", no Rio.

Protagonista da trama, Marieta Severo viu um dos seus maiores projetos acontecer em parceria com a colega de elenco Andréa Beltrão, que interpretou Marilda entre 2001 e 2009. As duas fundaram o Teatro Poeira em uma casa em Botafogo, na Zona Sul do Rio, em 2005.

"Nosso desejo era basicamente ter um espaço para nos apresentarmos, mas, hoje, mesmo que não estejamos no palco, estamos fazendo teatro o tempo todo", disse Marieta na época, orgulhosa.

Já Marco Nanini (Lineu), o pai da grande família e par de Nenê na trama, mostrou que o seu engajamento no teatro traz frutos. Premiado como Melhor Ator de teatro em 2013, ele dividiu o tempo entre as gravações do seriado com sete peças de sucesso em cartaz pelo Brasil.

Agora, os atores terão saudade das gravações em suas rotinas. Envolvidos no projeto por 14 anos, fica a sensação de luto para os artistas e telespectadores após 488 episódios.

Brigas

Mas nem tudo foram flores. A convivência dessa "família muito unida" também foi bastante complicada. O atrito entre Guta Stresser e Pedro Cardoso interrompeu a boa vizinhança nos bastidores da trama e provocou desconforto antes, durante e depois de gravar as cenas.

Em 2012, a notícia de que o ator teria dito que a colega de elenco chegava às gravações "bêbada" e que a "aturava" por 12 anos foi difícil de superar. "Eu fiquei chateado pela crueza com que a história vazou, porque as palavras não foram ditas daquele jeito", defendeu-se Pedro, em entrevista à revista "Veja". Guta, por sua vez, pôs um fim à história: "O que aconteceu na época gerou muita mágoa. Mas, claro, quando você pensa em uma relação de tanto tempo, tem tanta coisa para lembrar! Acho incrível saber perdoar de verdade", declarou a atriz tempos depois.

Perdas

Ao todo, a série teve 47 participações entre atores, músicos, apresentadores de TV e até jogador de futebol. Mas o elenco fixo também precisou lidar com grandes perdas no decorrer da trama. Em 2003, Rogério Cardoso, que interpretava o Seu Flor, pai de Nenê e o avó rabugento da Família Silva morreu. O ator estava com a trupe desde 2001. Sua participação foi interrompida de forma repentina quando o veterano faleceu aos 66 anos após sofrer um infarto fulminante.

Dois anos depois, Francisco Milani, que participava do programa desde 2003, como o tio de Nenê, o Juvenal, morreu de um câncer no reto diagnosticado cinco anos antes.

Nova "A Grande Família"

Superadas as mágoas e perdas, o elenco se renova para ir ao ar no último capítulo de "A Grande Famíila", o 489º episódio. A despedida promete ser em grande estilo com a participação de atores - ao todo, a série recebeu 47 nomes - representando Lineu, Bebel, Agostinho, Nenê, Beiçola, Tuco, em uma metalinguagem que promete emocionar.

"Na história, a família recebe um telefonema da TV Globo dizendo que eles foram escolhidos para ser o modelo, a inspiração, de um seriado que a emissora está desenvolvendo. Vai um diretor visitá-los, dizendo que quer gravar uma comédia. O Lineu logo desconfia: Ué, mas nós não somos engraçados..., ele diz. Mas acaba convencido ao saber que o Tony Ramos vai interpretá-lo", revelou o diretor-geral Luis Felipe Sá em conversa com o jornal "O Globo".

Mas como tudo quase sempre tem confusão no meio, Agostinho vai se meter na produção e acabará ficando de fora e, claro, vai reclamar de ser arrancado da "história de sua própria família".

No "novo elenco" estão Lázaro Ramos (Agostinho), Gloria Pires (Nenê), Marcelo Adnet (Tuco), Deborah Secco (Bebel), Alexandre Borges (Paulão), Luana Piovani (Lurdinha) e JP Rufino (Florianinho).
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com