Quinta, 25 de Abril de 2024

Jales terá novamente Pelotão da Polícia Ambiental

Prefeitos da região, em junho, solicitando a permanência do Pelotão, durante a audiência com o Governo do Estado
11/09/2014 as 08:00 | Jales | Da Redaçao
A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice retornou de São Paulo nesta quarta-feira (10) com uma excelente notícia.

Depois de ter solicitado pessoalmente ao governo do Estado, junto aos 22 prefeitos da região, a permanência do Pelotão da Polícia Ambiental, o comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo informou à prefeita que um novo pelotão foi criado para Jales.

Em maio deste ano, uma decisão publicada no Boletim Geral 97 do Quartel do Comando Geral da PM, em São Paulo, determinou que Votuporanga passasse a abrigar o Pelotão que pertencia a Jales. Passados quatro meses, com a nova decisão, Jales será sede do 3º Pelotão e não mais do segundo como respondia anteriormente.

A decisão foi revista depois de uma reunião realizada em junho no Palácio dos Bandeirantes que contou com a presença dos chefes dos poderes executivos da região. Durante o encontro, os prefeitos discutiram a transferência do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Jales para Votuporanga, pedindo para que a medida fosse reavaliada e revista pelo governo do Estado.

De acordo com os prefeitos, a Polícia Ambiental e suas unidades subordinadas constituem-se na maior instituição direcionada para a proteção do meio ambiente. “O 2º Pelotão da Polícia Ambiental de Jales era responsável por 4.155,2 quilômetros quadrados de abrangência na região. Com a perda do Pelotão isso inviabilizaria o cuidado com a área, já que Votuporanga está localizada há aproximadamente 70 km da sede jalesense”, lembrou a prefeita.

Após a publicação da criação do 3º Pelotão de Polícia Ambiental em Jales, que garante a permanência do comando na cidade, a Polícia Ambiental do município aguarda apenas a regulamentação e a definição da área de trabalho.

O PELOTÃO - A fim de assegurar a preservação ambiental, o Pelotão atua na fiscalização das áreas preservadas, coibindo de maneira repressiva e inibidora as ações delituosas e depredadoras do meio ambiente, tais como desmates de manguezais, caça e pesca ilegais, em especial as espécies nativas e/ou ameaçadas de extinção, poluição ambiental, entre outras situações. O Pelotão de Polícia Ambiental se presta também como um veículo conscientizador da população, sobre a necessidade de preservação dos ecossistemas da nossa região para a melhoria da qualidade de vida.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com