Quinta, 25 de Abril de 2024

Educação de Jales atinge metas e está entre as melhores do país

O ensino nas escolas municipais de Jales está entre os melhores do estado e do país
10/09/2014 as 08:00 | Jales | Da Redaçao
O compromisso assumido pela prefeita de Jales, Eunice Mistilides Silva - Nice, de garantir a melhoria dos índices educacionais do município vem apresentando bons resultados.

Com desempenho superior aos anos anteriores, os alunos da 4ª série (5º ano) das escolas municipais ficaram acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e destacaram a educação municipal de Jales entre as melhores do estado e do país.

Os alunos da rede municipal conquistaram nota 32% melhor do que a média do ensino oferecido pelos municípios brasileiros. Além disso, todos os índices ficaram acima da meta. A nota vai de uma escala de zero a dez e 6 é o nível considerado de países desenvolvidos, segundo o governo federal.

As escolas com anos iniciais destacaram-se com as seguintes notas: EM Profª Maria Olympia Braga Sobrinho (8.1), EM Profª Eljacia Moreira (7.9), EM Profº Alberto Gandur (7.3), EM Profª Elza Pirro Viana (7.3), EM Juvenal Giraldelli (6.5), EM Profº João Arnaldo Andreu Avelhaneda (6.3) e EM Profª Jacira de Carvalho da Silva (5.9). Com a média 7.0, as escolas públicas municipais de Jales ficaram entre as dez melhores cidades do estado com população inferior a 50 mil habitantes.

No Brasil, a meta estabelecida para o Ensino Fundamental I era de 4.7 e a média nacional foi de 5.2. O município superou, inclusive, o índice estadual que este ano passou de 5,4 em 2011 para 5,8 em 2013.

INVESTIMENTOS - Segundo o secretário municipal de Educação, Roberto Timpurim, os avanços que Jales vem obtendo é fruto do trabalho sério desenvolvido em toda a rede municipal e do compromisso da prefeita Nice em investir de forma consistente na qualificação profissional dos professores, através de cursos de formação continuada e acompanhamento pedagógico, que lhes permitem um melhor desempenho em sala de aula. “Esse esforço conjunto se reflete diretamente no rendimento escolar dos nossos alunos”, disse o secretário.

Além da qualificação profissional do corpo docente, a Prefeitura também tem intensificado os investimentos na melhoria da rede física das escolas, entrega de maior quantidade de peças - com qualidade superior aos anos anteriores – dos uniformes escolares, construção de uma nova creche e conclusão de outra, brinquedoteca e parquinhos, regularização e ampliação do serviço de transporte e da merenda escolar, aquisição de novos equipamentos e mobiliários, ar-condicionado em todas as escolas, e implantação de novos laboratórios de informática, bibliotecas e outras ferramentas.

IDEB - O Ideb é Indicador da qualidade da educação básica brasileira, que revela a situação do ensino em instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A aplicação do Ideb é atribuição do Inep, órgão subordinado ao MEC. A nota do Ideb é obtida a partir da combinação das médias obtidas por estudantes em exames nacionais (Prova Brasil ou Saeb) e das taxas de aprovação: o resultado varia de 0 a 10. Os exames são aplicados a cada dois anos (o primeiro dado disponível é de 2005) e divulgados no ano seguinte.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com