Terça, 23 de Abril de 2024

Fernandópolis perde 123 postos de trabalho em julho

08/09/2014 as 08:01 | | Da Redaçao
O último levantamento do Ministério do Trabalho aponta que no mês de julho, 123 postos de trabalho foram fechados em Fernandópolis. O destaque é para o setor do agronegócio, que vem tendo queda na oferta de empregos e o número de vagas caiu 9% nos últimos doze meses. No comércio e na indústria de serviços também houve queda significativa para a economia da cidade.

No geral, o levantamento do Ministério do Trabalho aponta -0,26% no saldo da geração de empregos na cidade em julho. No mês de referência da pesquisa, foram contratadas 864 pessoas com carteira assinada, mas em compensação 907 foram demitidas. O saldo negativo é de 43 empregos, pois alguns setores ainda ofereceram novos postos de trabalho, como a indústria de transformação que abriu 59 novas oportunidades, a construção civil 14 e os serviços 6.

Esses foram os únicos setores que fecharam o mês com saldo positivo na oferta de trabalho. Em número de demissões, o agronegócio desponta em Fernandópolis no mês de julho, quando foram fechados 52 postos de trabalho, o que representa -9,04%. Foram contratadas 12 pessoas na área, mas as demissões somaram 64 baixas.

Em percentuais, o maior saldo de demissões foi registrado na indústria de serviços de utilidade pública, como as prestadoras de telefonia, água e luz. Foram demitidos somente em julho, 47 pessoas no setor, o que representa -21,86% trabalhadores na área. O comércio fechou 23 postos de trabalho no mês de julho, quando demitiu 278 pessoas e só contratou 255. No acumulado do ano, o emprego no comércio de Fernandópolis caiu 0,42%.

ESTADI

No Estado de São Paulo foram abertos 8.308 postos de trabalho no mês de julho. Segundo o levantamento de conjuntura elaborado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) das entidades, embora tenha apresentado ligeira alta de 0,5% na leitura mensal, o Indicador de Nível de Atividade (INA) de São Paulo registrou queda de 4% em julho comparado com o mesmo mês do ano anterior.

A percepção geral dos empresários diante do cenário econômico, medida pelo Sensor Fiesp, se mostrou praticamente estável a 45,6 pontos em agosto contra 45,8 pontos em julho. A variável Mercado também apresentou estabilidade a 48 pontos no mês corrente ante 47,7 pontos no mês anterior. O mesmo aconteceu com o componente Vendas, que ficou em 51,5 pontos em agosto versus 50,3 pontos em julho. A percepção quanto ao item Emprego, no entanto, apresenta uma leitura preocupante, segundo o diretor Paulo Francini.

O Sensor mostrou que a variável caiu mais de dois pontos para 44,1 pontos em agosto ante 46,3 pontos em julho.“Nos preocupou um pouco nesse Sensor que a expectativa do emprego venha infelizmente confirmar nossa expectativa de uma perda bastante significativa na indústria do estado de São Paulo em 2014”, diz Francini.

A Fiesp e o Ciesp projetam uma perda de pelo menos 100 mil empregos da indústria este ano, o equivalente a um declínio de 4,5% em 2014. De acordo com o levantamento, o componente Investimento também caiu, para 46,9 pontos em agosto versus 50 pontos em julho. Já a variável Estoque subiu de 34,5 pontos em julho para 37,7 pontos em agosto, mas ainda indica estoques
acima do planejado.



Tatiana Brandini-Jornal O Extra
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com