Quarta, 24 de Abril de 2024

Sabesp diz que abastecimento já voltou ao normal em Fernandópolis

03/09/2014 as 09:14 | | Da Redaçao
Parte da população de Fernandópolis enfrentou problemas no abastecimento de água entre a tarde de segunda-feira e manhã de terça-feira. Segundo a Sabesp, responsável pelo abastecimento, “foi um problema pontual” que já está normalizado.

O gerente divisional da Sabesp, Antônio Carlos Oliveira justificou que houve uma coincidência de fatos que gerou o problema no abastecimento. Segundo ele, a Sabesp tinha manutenção programada no reservatório do Poção I (foto) para o domingo, dia 31, que é realizada mensalmente. Essa manutenção implica em secar o reservatório, que tem capacidade para 1,5 milhão de litros de água, para lavagem.

Oliveira explica que a ventania na noite de domingo acabou gerando uma sequência de problemas que culminaram com a falta de água a partir da tarde de segunda-feira. Houve queima dos motores de bombeamento de água dos Poções I e IV. Com isso o sistema deixou de receber 450 mil litros de água por hora. O sistema de reservação de água da Sabesp, de 8 milhões de litros, não conseguiu suprir a demanda. A partir da tarde de segunda-feira, as torneiras nas regiões altas (centro, Planalto, Coester e Estádio entre outros bairros) começaram a ficar secas.

Além disso, a segunda-feira registrou, por volta das 10 horas da manhã, um consumo de água acima do normal, cerca de 500 mil litros de água por hora. A explicação é a faxina que os moradores estavam realizando em suas casas por conta da sujeira provocada pela ventania da noite de domingo.

De acordo com informações do gerente divisional, o Poção IV começou a bombear água para o sistema a partir das 16 horas (segunda-feira) e Poção I voltou a bombear água a partir das 2 horas da madrugada desta terça-feira.

No período da manhã a água já chegava aos pontos mais altos, mas houve necessidade de aumentar a pressão na rede para a água chegar nos bairros baixos.

“O sistema já está todo normalizado”, disse Antônio Carlos por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira.

Sem histórico de problemas no abastecimento nos últimos 30 anos, a crise acabou pegando a população de surpresa e gerou uma série de manifestações nas redes sociais. O gerente divisional disse que a Sabesp emitiu um comunicado para as emissoras de rádio sobre o problema, mas reconheceu que há necessidade de utilizar também a internet para esses comunicados.


Jornal Tá Na Mão
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com