Sexta, 19 de Abril de 2024

Lula testou positivo para covid-19 em viagem para Cuba

21/01/2021 as 19:50 | Brasil | SBT News
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva testou positivo para covid-19 e passou 14 dias de quarentena em Cuba. A informação foi confirmada em nota divulgada pelo Instituto Lula.

O ex-presidente estava em Cuba desde o dia 21 de dezembro para participar de gravações de um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta Oliver Stone.

Antes de viajar e quando chegou ao país, Lula realizou exames. Nenhum deles detectou o vírus. No dia 26 de dezembro, novo exame indicou que o ex-presidente estava infectado.

Dos nove membros da comitiva de Lula, oito estavam contaminados pela covid-19. "Todos permaneceram em isolamento sob vigilância sanitária, de acordo com diagnóstico, respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano. Por estar fora do Brasil, o ex-presidente Lula decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao país, para preservar sua família e dos demais infectados", diz a nota.

O texto afirma ainda que ninguém precisou de internação hospitalar. O ex-presidente deixou um comunicado, anexado à nota do instituto, em que agradece o governo de Cuba pelo atendimento que recebeu no país. "Sentimos na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS. E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde", afirmou.

Lula aproveitou para defender a vacinação e disse que está pronto para ser imunizado, assim que chegar a sua vez. "Estou preparado pra tomar a vacina, assim que tivermos vacina para todos. Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool gel", disse o ex-presidente.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com