Quinta, 18 de Abril de 2024

Mortalidade hospitalar por covid-19 é alta no Brasil, diz estudo

20/01/2021 as 00:00 | Brasil | SBT News
Pesquisadores brasileiros publicaram estudo na "The Lancet Respiratory Medicine" na última sexta-feira (15), onde analisaram dados de pacientes internados com covid-19 durante os primeiros cinco meses da pandemia no Brasil.

Os resultados chamam atenção: "A mortalidade hospitalar foi alta, mesmo nas faixas etárias mais jovens, principalmente entre os pacientes ventilados mecanicamente", diz o estudo.

Foram analisados mais de 250.000 pacientes, com idade média de 60 anos. Destes, 16% não tinham comorbidades e 72% receberam algum suporte respiratório (invasivo ou não invasivo). Entre os que precisaram ir para a UTI, a taxa de mortalidade foi de 59%.A mortalidade hospitalar geral foi de 38%.

Segundo os pesquisadores, vários fatores podem ter contribuído para o resultado, como as diferenças regionais na disponibilidade de serviços médicos.

"O rápido aumento dos casos afetou precocemente as regiões Sudeste, Norte e Nordeste, sendo que as duas últimas dessas regiões apresentam os sistemas de saúde mais frágeis do Brasil".

A pesquisa completa ( em inglês ) pode ser acessada e baixada no site. Ela foi realizada pelos especialistas Otávio Ranzani, Leonardo Bastos, João Gabriel Felli, Janair Marchesi, Fernanda Baião e Silvio Hamacher.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com