Sábado, 20 de Abril de 2024

Crescem casos de roubo e furto de veículos em Fernandópolis

28/08/2014 as 08:01 | | Da Redaçao
Os dados divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam queda nos casos de furtos simples em Fernandópolis no mês de julho.

Mas os casos de roubo subiram desde janeiro e este ano a cidade já registrou quase que a mesma quantidade de crimes do tipo em todo o ano passado. Os dados divulgados na segunda- feira (25) são do mês de julho, quando foram registrados 42 casos de furtos a residência e comércio.

O saldo é positivo e desde junho os registros já vinham caindo, com 44 casos, diferente dos primeiros meses do ano onde cerca de 60 furtos eram registrados por mês. Até o mês de julho foram registrados 370 furtos simples em Fernandópolis.

VEÍCULOS

Os dados não refletem os registros de ocorrências de furto de veículos na cidade, que cresceram em relação ao ano passado. Desde janeiro 73 pessoas tiveram moto ou carro furtados em Fernandópolis, sendo 8 registros no mês passado, a mesma quantidade de junho.

O mês de abril teve destaque, foram furtados 20 veículos na cidade. Esse ano cresceu 20% o número de furtos de carros e motos em Fernandópolis. Já são 13 casos a mais que no ano passado, até julho. Desde janeiro a polícia recuperou 41 veículos.

ROUB O

A quantidade de roubos também preocupa a polícia. No ano passado foram 38 casos de janeiro a dezembro. Esse ano já são 37 casos, um a menos que no ano passado.

O roubo é quando há o emprego de arma ou ameaça a vítima que tem seus pertences levados pelo agressor. Desses casos apenas, um roubo de veículo foi registrado.

AGRESSÕES

Houve queda no registro de agressões em Fernandópolis. Foram 25 casos em julho, contra a média de 38 nos meses anteriores. Desde janeiro já foram 214 casos de agressão registrados pela polícia nos bairros de Fernandópolis.

Quantos aos homicídios no trânsito registrados, já foram 6 esse ano, o que inclui acidentes na rodovia Euclides da Cunha.

TRÁFICO

Outro destaque na segurança foi a queda no registro de tráfico de drogas em relação ao ano passado. Nessa época do ano, em 2013, a polícia já tinha identificado 100 casos de tráfico em Fernandópolis.

Esse ano a queda é de 35%, foram 65 ocorrências, sendo 12 no mês de julho. Ainda sobre drogas, foram flagradas 76 pessoas portando entorpecente em Fernandópolis até julho. Onze a menos que no mesmo período do ano passado.

PRODUTIVIDADE

Na produtividade policial, foram instaurados 448 inquéritos policiais este ano na cidade, 178 pessoas foram detidas, outras 134 foram presas em flagrante e a policia cumpriu 122 mandados de prisão.
REGIÃO

O número de roubo de veículos cresceu 50.7% em Rio Preto, na comparação de janeiro a julho deste ano (104 casos) com o mesmo período de 2013 (69 registros).

Na região, também houve aumento - foram roubados 107 veículos em 2013 e 140 em 2014, o que representa uma alta de 30,8%. Os veículos têm sido alvo dos criminosos quando são analisados os dados acumulados deste ano em relação ao ano passado em relação a furtos.

Os roubos em geral em Rio Preto também aumentaram, passando de 639 para 781 registros, alta de 12,6%. Já os furtos em geral, na cidade, tiveram queda de 7,7%, enquanto no ano passado foram 4.136, no acumulado deste ano, ocorreram 3.817 registros.

O delegado Raymundo Cortizo Sobrinho, do Deinter-5, aponta alguns fatores para o aumento da criminalidade nos casos de veículos furtados ou roubados na regiãio.

“Não temos uma radiografia fiel dos motivos para o crescimento, mas os sintomas são devido ao aumento da frota e à questão da droga, em que os criminosos trocam ou vendem esses veículos para adquirir entorpecente. A Polícia Civil combate através de investigações esse tipo de crime que é o estopim para outros”.


Tatiana Brandini-Jornal O Extra
MAIS LIDAS
Brasil
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com