Quinta, 18 de Abril de 2024

Jales sedia encontro para esclarecimentos sobre o PROAC

O encontro contou com a presença da Diretora do Centro de Editais da Unidade de Fomento e Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Antonieta Jorge Dertkigil
27/08/2014 as 08:00 | Jales | Da Redaçao
Com o apoio da Prefeitura do Município de Jales, através da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, a cidade de Jales sediou na última segunda-feira, dia 25, um encontro na Casa do Poeta e do Escritor, reunindo Pontos de Cultura e sociedade em geral de toda região para esclarecimentos e informações sobre os editais do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - ProAC 2014.

A realização é da Escola Livre de Teatro de Jales (ELITE), Ponto de Cultura Balcão das Artes de Santa Fé do Sul e Ponto de Cultura Melodias Afluentes de Ilha Solteira. Participaram da ação 32 entidades e segmentos representados por outras 06 cidades, como Fernandópolis, Nhandeara, São Francisco, Tanabi, São João das Duas Pontes e Pereira Barreto.

O ProAC é um programa destinado a apoiar projetos culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de estimular e fomentar a produção artístico-cultural dos municípios. Os editais 2014 contarão com R$ 40 milhões para a execução de cerca de 600 projetos entre as áreas de Festivais, Museus, Teatro, Arte Cênicas, Dança, Música, Circo, Arte Visuais, Literatura, Audiovisual, Patrimônio Cultural, entre outros. Neste ano, o programa ampliou o orçamento e aumentou as cotas de financiamentos destinados ao interior do Estado.

O programa passou por uma série de reformulações e para atender melhor as necessidades e demandas da classe artística, a reunião contou com a participação da Diretora do Centro de Editais da Unidade de Fomento e Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Antonieta Jorge Dertkigil, que foi fundamental para orientar os artistas e produtores da região.

Segundo a assessora de Cultura, responsável pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, “esses encontros além de sanar todas as dúvidas sobre os editais do ProAC são positivos para esclarecimentos sobre diversos assuntos relacionados aos Pontos de Cultura já existentes, através deste contato direto com a representante da Secretaria de Cultura do Estado”, comentou.

Para o diretor da ELITE, Clayton Campos, o evento foi muito proveitoso e veio na hora certa. “Muitas pessoas nos procuram para tirar dúvidas a respeito dos editais, de como participar e como elaborar um projeto, por isso convidamos a Antonieta que é diretora do setor de Editais na Secretaria de Estado da Cultura para que pudéssemos sair esclarecidos. Sabemos que esse encontro por si só não resolve todos os problemas, mas já abriu caminhos e o próximo passo é um encontro para falarmos da elaboração de projetos e também de Pontos de Cultura e eu entendo que o Fórum Permanente de Cultura pode ser um canal para concretizarmos isso”, encerrou.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com