Sexta, 19 de Abril de 2024

Petrobras anuncia aumento no valor do gás de cozinha

03/12/2020 as 12:33 | Brasil | Estadão
A Petrobras anunciou que vai aumentar em 5% o valor médio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, a partir desta quinta-feira (3). Segundo a estatal, os reajustes serão aplicados às revendedoras.

Com a elevação, o preço do GLP oferecido pela Petrobras será de, aproximadamente, R$ 33,89 por um botijão de 13 kg. Somente neste ano, o aumento nos valores representa uma alta de 21,9% e ocorre um mês após o último reajuste.

De acordo com a petroleira, os preços seguem a "dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento".

Além disso, a estatal destacou os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), de que 43% do preço repassado ao consumidor final correspondem à parcela da Petrobras. Os 57% restantes se referem às margens do restante da cadeia, composta por distribuidores e revendedores.

Com base na última pesquisa realizada pela ANP, o preço médio do botijão comercializado no país era de R$ 73,22.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com