Quinta, 18 de Abril de 2024

Idosa encontra cobra exótica pendurada na porta de casa

27/09/2020 as 14:34 | Brasil | G1
Uma idosa de 84 anos encontrou uma cobra, da espécie corn snake, pendurada na porta de casa, em Ceilândia, no Distrito Federal. Ela pediu ajuda aos vizinhos, na manhã deste sábado (26), que ligaram para Polícia Militar.

A serpente é de origem norte-americana, conhecida como cobra-do-milho, e não é venenosa (veja vídeo acima). Após a captura, o animal foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), para os cuidados necessários.

O resgate foi por volta de 11h, na QNP 10, no setor P. Sul. Os moradores, que preferiram não se identificar, disseram à PM que não sabem como o animal entrou na casa e suspeitam que a cobra seja de origem ilegal.

Em um vídeo, um homem que se identifica como genro da idosa confunde o animal com uma cascavel e chega a dizer que ele apareceu no local devido ao período de chuvas.

"Cobra pendurada na porta. Coitadinha, está em pânico. O tempo de chuva está chamando os animais."
A Polícia Civil informou ao G1 que o caso não havia sido registrado na delegacia, até a publicação desta reportagem. Portanto, não há investigação em curso.

De acordo com a PM, 400 cobras foram resgatadas no DF, em 2020. Só em setembro, foram 20 serpentes capturadas.

Cobras apreendidas
No dia 13 de agosto, a Polícia Civil indiciou 11 pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de tráfico de animais na capital. O caso foi revelado depois que um estudante de medicina veterinária foi picado por uma cobra naja criada ilegalmente.

Entre os indiciados na operação Snake, estão o estudante Pedro Henrique Krambeck Lehmkuhl, de 22 anos, picado pela serpente no dia 7 de julho; a mãe dele, Rose Meire dos Santos Lehmkuhl; o padrasto, o tenente-coronel da Polícia Militar Eduardo Condi; mais seis colegas do estudante e uma professora da faculdade onde eles estudavam.

Em setembro, quatro deles se tornaram réus na Justiça. Ao G1, a defesa de Gabriel citou "falta de provas", já os advogados dos demais citados não se manifestaram.

Após a primeira fase da operação, a Polícia Civil também apreendeu uma serpente da espécie corn snake, em Planaltina. O animal era criado em cativeiro por um homem que não tinha autorização legal para a atividade.

A equipe da 16ª Delegacia de Polícia foi informada do crime por meio de uma denúncia anônima e iniciou as investigações. Os agentes apuram se há conexão com outros casos de animais exóticos criados irregularmente na capital.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com