Sábado, 20 de Abril de 2024

Briga entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras gera pânico

25/09/2020 as 10:04 | São Paulo | G1
Um confronto entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras assustou moradores do Bairro Pauliceia, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na noite desta quarta-feira (23). Os agressores usaram pedaços de madeira, canos, facas e rojões. As cenas foram registradas pelas câmeras de segurança das casas da rua Lapa, onde as duas torcidas se encontraram.

Na mesma rua está localizada a sede da torcida palmeirense "Loucos dos Trilhos". Segundo moradores da rua, ninguém sabia que o escudo recentemente pintado na fachada de um galpão se referia ao grupo de torcedores organizados do Palmeiras.

"O local foi inaugurado tem cerca de um mês. Há algum tempo a gente vem sentindo cheiro de drogas, algazarras acima do normal quando tem jogo do Palmeiras. Não faz sentido isso funcionar aqui", disse um morador, que mora com os pais e avós e está preocupado com a saúde deles.

Nos vídeos é possível ver dezenas de torcedores corintianos se aproximando da sede da torcida palmeirense. O grupo estava armado de pedaços longos de madeira, canos e facas.

Quando os torcedores rivais se encontram, começam a usar fogos de artifício como arma. O confronto direto acontece com golpes de paus e canos.

"Alguns desses pedaços de madeira tinham facas presas na ponta. Por sorte ninguém morreu", disse outro morador da rua.

Um dos vídeos mostra um dos torcedores pulando o muro de uma das casas do bairro para fugir do confronto, o que provocou ainda mais pânico entre os moradores. Em outros vídeos, gravados por moradores de dentro de suas casas, é possível perceber que eles ainda tentavam entender o que estava acontecendo.

"Acho que não teve morto porque a polícia de certa forma chegou rápido", disse uma moradora.

Assustados, os moradores do bairro de São Bernardo do Campo procuraram os representantes da torcida para cobrar posicionamento deles e ouviram dos torcedores da "Loucos dos Trilhos" que eles também foram vítimas de um ataque feito por torcedores corintianos.

"Como eles vão garantir isso? Ao mesmo tempo que eles foram atacados, eles saíram do galpão com paus, canos, fogos de artifício e pedras", disse outro morador, que prefere não se identificar com medo de represálias.

Na manhã desta quinta-feira (24), o saldo da violência foi um carro destruído e um rastro de destruição na rua. "Eles pegaram tijolos e pedras que estava em uma caçamba de obra aqui perto e usaram como arma. Ficou tudo espalhado na rua, uma cena horrível", disse outro morador.

Investigação policial
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a "Polícia Civil investiga uma confusão ocorrida na noite de quarta-feira (23), por volta das 23h, na rua Lapa, no bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo. De acordo com uma testemunha, diversas pessoas com rojões, pedras, tijolos e pedaços de madeira começaram a brigar entre si e atirar os objetos uns nos outros."

Ainda segundo a nota, "o caso foi registrado como rixa e perturbação do trabalho ou do sossego alheios pelo 5º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, que prossegue com as apurações."


Os moradores do bairro pretendem fazer um protesto contra a presença da torcida na região e usar todos os meios legais para que a torcida deixe o local.

"Desde que começaram a usar o imóvel é barulho até tarde da noite, consumo contínuo de drogas e agora chegamos à violência que presenciamos nesta noite. Pior que isso só se morrer alguém. E é isso que não queremos", disse um morador que vive na mesma casa desde 1950.

Segundo ele, o bairro Paulicéia foi criado nos anos 1930 para abrigar funcionários de duas montadoras de carros e metalúrgicas que funcionam no entorno. "Esse é um bairro dormitório. Há 70 anos vivemos em uma tranquilidade típica de um bairro assim. Esse sossego foi interrompido pela presença dessa torcida", disse o metalúrgico aposentado.

A Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo disse, em nota, que "por meio da secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, que não foi expedido alvará de funcionamento para torcida organizada no endereço."

Ainda segundo a nota, "ao tomar conhecimento do triste episódio ocorrido ontem no bairro da Paulicéia, a prefeitura acionou as equipes de fiscalização e a Guarda Civil Municipal (GCM) para realizar uma inspeção no local e irá providenciar que o mesmo seja lacrado."
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com