Quinta, 18 de Abril de 2024

Uso diário de óculos pode ajudar na proteção contra coronavírus

18/09/2020 as 12:31 | Mundo | SBT News
Os pesquisadores examinaram um grupo de 276 pacientes hospitalizados com a Covid-19 em uma cidade próxima a Wuhan, onde o coronavírus começou.

Dos internados, apenas 16 (5,8%) usavam óculos por mais de 8 horas por dia, todas pelo mesmo motivo: miopia. Na província de Hubei, cerca 31,5% das pessoas com a idade média dos participantes da pesquisa (42 a 57 anos) são míopes, segundo o estudo.

Para os cientistas, a menor proporção de usuários de óculos entre os internados com Covid-19 sugere que a proteção dos olhos, além das máscaras que resguardam nariz e boca, pode ajudar a evitar a infecção. Os pesquisadores afirmam que o estudo não é conclusivo e que mais pesquisas sobre o tema devem ser feitas.

"Desde o início do surto de Covid-19 em Wuhan, em dezembro de 2019, percebemos que poucos pacientes que usavam óculos deram entrada no hospital. Assim, coletamos informação sobre o uso de óculos de todos os pacientes com a doença como parte do histórico médico e usamos esses dados para examinar a relação entre o uso de óculos e a infecção da Covid-19", escrevem os autores no artigo.

O estudo contou com pacientes que ficaram internados entre janeiro e março deste ano, período em que as taxas de transmissão do Sars-CoV-2 na China ainda eram altas. Todos os participantes tiveram o diagnóstico de Covid-19 confirmado por teste do tipo PCR, que detecta a infecção na fase aguda.

Em um comentário publicado também pela JAMA Ophthalmology sobre o artigo dos pesquisadores da China, a infectologista Lisa Maragakis, da Universidade Johns Hopkins, aponta algumas limitações do estudo, como o número pequeno de participantes e os dados sobre a presença da miopia na população geral, coletados décadas atrás e que podem estar desatualizados.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com