Terça, 23 de Abril de 2024

Polícia prende membros de quadrilha que desviou R$ 13 mi de banco

13/07/2020 as 12:46 | Estado de São Paulo | SBT Interior
Policiais do Deinter 8 fizeram nesta segunda-feira (13), a Operação Argentarii, para prender envolvidos em uma associação criminosa que desviou mais de R$ 13 milhões do Banco do Brasil em cidades do oeste paulista e do Paraná.

Pelo menos 12 pessoas foram presas em quatro cidades paulistas e uma paranaense: Monte Castelo, Tupi Paulista, Osvaldo Cruz, São João do Pau d`Alho e Umuarama (PR).

Segundo a polícia, as investigações começaram em 2017 em Euclides da Cunha (SP). É um sofisticado esquema criminoso, voltado à obtenção fraudulenta de empréstimos bancários e lavagem de dinheiro, os quais eram concedidos a empresas fantasmas, compostas por "laranjas".

O grupo contava com o apoio de um gerente geral de uma agência bancária, um contador para a organização burocrática, além de vários empresários.

Os empresários adquiriam empresas inativas, promoviam as alterações de seus quadros societários e objetos sociais, transformando-as em empresas transportadoras.

Após comprovarem falsamente rendimento milionário em nome das empresas fantasmas, obtinham empréstimos bancários de "valores exorbitantes", os quais eram aprovados de maneira também fraudulenta pelo então gerente.

Além dos presos, a polícia também apreendeu 13 veículos, três caminhões e determinou o sequestro de cinco imóveis, além de dinheiro em espécie na casa de um dos integrantes e diversos contatos relacionados ao esquema.

Os presos foram encaminhados para unidades prisionais da região.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com