Sábado, 20 de Abril de 2024

Equipe de biólogos estuda tartarugas que invadiram aeroporto

22/07/2014 as 06:00 | Mundo | Da Redaçao
Esse foi um dos motivos mais curiosos para o atraso de um avião: montes de tartarugas – tartarugas-de-dorso-de-diamante, para ser mais exato – atravessando lentamente a pista do Aeroporto Internacional John F. Kennedy.

Naturalmente, o incidente ocorrido em 2009 atraiu muitas manchetes. Embora tartarugas sempre tenham sido comuns no Refúgio da Vida Selvagem de Jamaica Bay, ao sul do aeroporto, sua presença ocasional não causava muito furor.

Mas não naquele dia de julho há cinco anos. Russell Burke, diretor do departamento de biologia da Universidade Hofstra, afirmou: "Alguma coisa atraiu um grande número de tartarugas para a Pista 4L".

Dois anos mais tarde, o fato aconteceu outra vez. Este mês, diversas tartarugas apareceram na Pista 4L novamente, apesar das medidas recentes para mantê-las longe dali.

Para Burke, que estuda há muito tempo as tartarugas que vivem na reserva natural, as entradas constantes das tartarugas na pista são alvo de estudos sérios. Pouco depois da primeira invasão, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey chamou-o para ajudá-los a entender melhor as tartarugas e seu comportamento misterioso. Como parte dessa iniciativa, ele trabalha de perto com a bióloga chefe da Autoridade Portuária, Laura Francoeur, que descreveu o ataque das tartarugas como um dos desafios mais inquietantes já enfrentados por sua unidade.

"Quanto mais informações temos a respeito das tartarugas, mais fácil fica saber porque elas estão vindo para cá e de que forma podemos manejá-las", afirmou Francoeur. "Essa é uma situação muito curiosa e chamativa com a qual temos que lidar".
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com