Quinta, 25 de Abril de 2024

CAPS é inaugurado para atender pacientes de Jales e região

Momento de descerramento da placa inaugural do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I
15/07/2014 as 06:00 | Jales | Da Redaçao
A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice foi a anfitriã, na manhã dessa segunda-feira, 14,, e recebeu autoridades locais e regionais para a cerimônia de inauguração do CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial - do CGR – Colegiado de Gestão Regional em Saúde que vai atender pacientes de Jales, Vitória Brasil, Pontalinda e Dolcinópolis.

O CAPs tem como objetivo oferecer tratamento para as pessoas portadoras de transtorno mental severo e trabalhar para inseri-lo na sociedade. Possui uma política anti-manicomial que preconiza a redução do número de leitos psiquiátricos nos hospitais e a organização da rede de atendimento psicossocial”, A unidade jalesense irá cuidar do paciente desde a atenção básica até a sua reinserção social.

Segundo a coordenadora do CAPS, Ana Alice Freitas de Castilho Andreo, o trabalho na unidade de Jales é realizado através de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e no meio ambiente, além de estimular o auto cuidado. “O CAPs não irá trabalhar somente a doença e sim a saúde mental e o bem estar do paciente como um todo. Com uma equipe de 13 pessoas, entre assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeira, técnico de enfermagem, artesã, e infra- estrutura, o centro terá capacidade de atender até 30 pacientes por dia dos municípios responsáveis pela unidade: Jales, Vitória Brasil, Pontalinda e Dolcinópolis”.

A prefeita Nice disse que a conquista do CAPS se deu através de muitas lutas e obstáculos. “Quando venci as eleições tomei conhecimento de que o CAPS não havia sido instalado pela administração anterior e de que corríamos o risco de perder a unidade. Corremos atrás, realizamos muitas idas e vindas e diversas tentativas até tornar o nosso sonho possível. Um sonho que também pertencia aos municípios de Vitória Brasil, Pontalinda e Dolcinópolis que abraçaram a causa e se tornaram parceiros e nos ajudaram a vencer todos os desafios. Hoje podemos, nesse local, acolher famílias e pacientes de Jales e região com muito amor, carinho e dedicação, atenção, conforto e profissionalismo. Estamos vendo tudo isso acontecer graças a uma grande equipe que fez dessa casa uma realidade. Agradeço a Deus por vencermos mais essa luta”.

A chefe do Poder Executivo de Vitória Brasil, Ana Lúcia Olhier Módulo que falou também em nome do prefeito de Pontalinda, Elvis Carlos de Souza e d Dolcinópolis, José Luiz Reis Inácio de Azevedo, ressaltou que o CAPS também é resultado dos sonhos e de uma incansável batalha do já falecido médico psiquiatra Dr. Masaru Kitayama. “Nesse local vamos oferecer um tratamento humanizado e muito bonito, por isso é uma grande conquista. Parabenizo os representantes dos quatro municípios responsáveis pela implantação desse CAPS e dizer que continuaremos unidos em prol dos pacientes que aqui frequentam”.

Dois pacientes atendidos pelo CAPS da regional de Jales, Antônio César de Carvalho e Rosilene Macheto dos Santos fizeram questão de falar sobre o atendimento recebido e o trabalho desenvolvido pelos profissionais envolvidos. “O CAPS é muito bom porque tem pessoas boas e equipamentos bons para ajudar quem precisa. Eu sou mais feliz e mais alegre depois que passei a frequentar essa casa. São tantas pessoas boas aqui nesse lugar que meu coração até perde o controle”, disse Antônio que emocionou os convidados. “Antes eu ficava sozinha em casa, toda ansiosa, até que passei frequentar o CAPS por meio período. Foi tão bom pra mim que já pedi pra ficar aqui o dia todo, sendo mais feliz e contente, rodeada de amigos”, finalizou Rosilene.

A cerimônia de inauguração do CAPS contou com a presença da prefeita Nice, dos prefeitos Ana Lúcia Olhier Módulo (Vitória Brasil), Elvis Carlos de Sousa (Pontalinda), Déris Molina (Santa Salete), do presidente da Câmara Municipal de Jales, Gilberto Alexandre de Moraes, vereadores, da secretária de Saúde de Jales, Nilva Gomes, da chefe de Gabinete da pasta, Celma Crepaldi, secretários municipais de Jales, Vitória Brasil, Pontalinda e Dolcinópolis, da coordenadora do CAPS, Ana Alice Freitas de Castilho Andreo, autoridades e representantes da sociedade civil.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com