Domingo, 23 de Fevereiro de 2020

Projeto no Ensino Médio transforma música em fotografia

Professor Plínio Volponi durante conversa com professores da E.E Silvio Miotto sobre o projeto
07/12/2013 as 08:00 | | Da Redaçao
Alunos da Escola Estadual Silvio Miotto experimentam o projeto “Click Musical: um olhar em melodia” da FEF
O projeto “Click Musical: um olhar em melodia”, desenvolvido há mais de 3 anos por alunos do curso de Jornalismo da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis), está sendo experimentado pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Silvio Miotto, de Estrela D`Oeste. A exposição das fotografias produzidas será na própria sede da escola, no dia 07 de dezembro, das 8 às 12 horas.

Essa parceria aconteceu por meio do Programa Ensino Médio Inovador, do Governo Federal, e do Programa de Atividades de Extensão da FEF. O Governo Federal concedeu verbas para a compra de câmeras digitais, gravadores e biombos para a exposição e a FEF disponibilizou o idealizador do projeto, o professor Plínio Volponi, para treinar os professores da escola e para conversar com os alunos sobre o projeto Click Musical, além de explicar noções básicas de fotografia.

Os alunos gostaram muito da ideia. “Acho que este projeto de fotografia está sendo o mais cotado pelos alunos, porque todos eles querem pegar a máquina fotográfica, sair fotografando. É um momento em que eles podem demonstrar mais sua criatividade. Eles estão aprendendo muito. Às vezes viram que uma fotografia não deu certo e já pensam de alguma outra forma. Às vezes disputam quem vai pegar a câmera primeiro. Então a gente percebe que eles caminharam bastante em um sentido de um aprendizado maior. Por exemplo, escolher e votar os temas das fotos foi muito importante. Foi bastante dinâmico e democrático todo esse processo. Eles aceitaram muito bem isso e a gente percebeu que eles estão começando a desenvolver essa questão de respeito e de cidadania”, relata Maria Lúcia Cruz, diretora da escola.

“É um projeto que não tem fim. Ele vai continuar por mais alguns anos na escola. Então, a gente acredita que os resultados serão imensos”, completa.

As fotos foram desenvolvidas em apenas dois meses. “Interpretar letras de músicas não é um trabalho fácil. Parece fácil, mas exige uma série de conhecimentos, como interpretação textual, noção estética e muita criatividade”, explica o professor Plínio Volponi.

“As ideias dos temas e das fotos foram dos alunos, mas os professores deram todo o suporte necessário. Por exemplo, os professores de Língua Portuguesa e Inglesa auxiliaram na interpretação das músicas escolhidas. Pude sentir que todos na escola estavam bastante envolvidos no projeto, desde alunos e professores até a coordenação do ensino médio e a direção da escola. Foi realmente prazeroso trabalhar com eles”, disse Plínio.

Saiba mais

Programa Ensino Médio Inovador:

O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) foi instituído em 9 de outubro de 2009 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as demandas da sociedade contemporânea.

“O Programa de Ensino Médio Inovador tem como finalidade envolver mais o aluno do ensino médio no processo de construção e assimilação do conhecimento. Esse projeto veio em um momento em que o ensino médio precisa passar por uma transformação.”, afirma Maria Lúcia Cruz, diretora da E. E. Silvio Miotto.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macro campos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.

“A escola está ganhando muito com o programa Ensino Médio Inovador. Primeiro porque ela mudou a sua cara. Os alunos estão mais envolvidos, mais próximo dos professores, com mais entusiasmo, com muita vontade de pesquisar, estão curiosos. Quando se fala em tecnologia, eles sabem muito mais do que nós. Eles nos ensinam muito. Então, acredito que a escola está se tornando de fato uma escola aprendente. É o que a gente sente. Mudou muito”, revela Maria Lúcia Cruz.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital. As escolas de Ensino Médio recebem apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica
Dia: 07/12 das 8 às 12 horas
Local: Escola Estadual Silvio Miotto
Endereço: Av. São Paulo, 1.163 - Estrela D`Oeste/SP
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com