Quinta, 25 de Abril de 2024

Dezembro Laranja: cursos da UNIFEV realizam atendimentos hoje

Ações ocorrerão na praça cívica, durante o período da manhã; objetivo é informar e alertar a população sobre os perigos da exposição excessiva ao sol
07/12/2019 as 01:00 | Votuporanga | Da Redaçao
Neste sábado (dia 07), os cursos de Farmácia e Medicina da UNIFEV estarão na praça cívica Prof. Benedito Lopes de Oliveira (Concha Acústica), para informar e orientar a população sobre os perigos da exposição excessiva ao sol. As ações integram a campanha nacional Dezembro Laranja, idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Durante o período da manhã, alunos e docentes de Farmácia promoverão orientações referentes ao tema, especialmente, sobre a radiação solar e seus efeitos na pele. Na oportunidade, serão distribuídos protetores solares e panfletos explicativos sobre a utilização correta dos produtos. A iniciativa faz parte da Campanha de Fotoeducação, realizada por Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País, em apoio ao Dezembro Laranja.

Simultaneamente às atividades do curso de Farmácia, a graduação em Medicina, por meio de sua Liga Acadêmica de Dermatologia, também promoverá atendimentos gratuitos à comunidade. O objetivo é chamar a atenção para alguns fatores de risco e para a importância do diagnóstico precoce do câncer de pele.

"Inicialmente, faremos uma coleta de dados com os participantes para, posteriormente, esclarecermos as possíveis dúvidas. Caso ocorra a identificação de lesões suspeitas, encaminharemos esses pacientes para atendimento médico", explicou a Profa. Esp. Adriana Vargas Bufulin, médica dermatologista e docente da UNIFEV.

DEZEMBRO LARANJA
Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença no Brasil.

Por isso, a SBD orienta que as pessoas se examinem com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível reconhecer sozinho.

As recomendações básicas da Sociedade Médica incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16 horas), utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo, procurar locais de sombra e manter uma boa hidratação corporal.

A SBD também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. O protetor deve ser reaplicado em intervalos de duas a três horas ou após longos períodos de imersão na água.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com