Quinta, 14 de Novembro de 2019

Questionário sobre clima escolar é disponibilizado no Estado

08/11/2019 as 19:50 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
Estudantes, professores e gestores da rede estadual estão convidados a responder questionários sobre o clima escolar e a convivência na escola. A pesquisa faz parte do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva SP, lançado pela Secretaria Estadual da Educação no mês passado.

Vale destacar que os questionários, disponíveis até 14 de novembro, são direcionados a cada um dos públicos e baseados em três pilares: relações sociais e conflitos na escola; regras, sanções e segurança; e situações de intimidação entre os alunos. O objetivo é gerar dados que traduzam o clima e a vulnerabilidade de cada escola para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE).

“O Conviva SP espera garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos jovens”, ressalta o secretário-executivo da Educação, Haroldo Rocha. O acesso ao questionário será feito pela Secretaria Escolar Digital, por meio de senha. Cada pessoa só poderá responder uma vez.

Respostas

Cada um dos questionários tem cerca de 50 perguntas e necessita de 15 a 20 minutos para ser respondido. A pesquisa foi elaborada por uma equipe de pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Lemann.

“É importante que tanto os servidores quanto os alunos devem ser muito sinceros nas respostas, sem ter a preocupação com o anonimato, já que elas serão agrupadas e analisadas exclusivamente em grupos”, explica a professora dra. Márcia Mello.

Os dados recolhidos guiarão o diagnóstico de cada escola, estruturado pela Educação a partir dos resultados e devolvidos às unidades mês de dezembro. Os dados gerarão insumos para que as escolas desenvolvam e discutam a implementação do MMCE durante o planejamento escolar do ano letivo de 2020.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com