Terça, 12 de Novembro de 2019

Análise de presença de agrotóxicos na água pode ser obrigatória

07/11/2019 as 15:31 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
O deputado Emidio de Souza (PT) apresentou projeto na Alesp que obriga o governo do Estado de a analisar a presença de agrotóxicos na água.

O PL 1199/2019 visa dar transparência e conscientizar a população com relação aos riscos que o uso de agrotóxicos pode causar.

A proposta fixa que essas informações deverão ficar disponíveis semestralmente no site do governo do Estado de forma clara, objetiva e transparente.

O parlamentar também propõe que o governo possa firmar convênios e termos de cooperação com universidades públicas, institutos de pesquisa, municípios e empresas públicas para realizar a análise das substâncias presentes na água.

Emidio defende que o Estado precisa garantir ao consumidor o acesso à informações sobre a qualidade da água que chega à sua casa. "O Estado de São Paulo deve estabelecer uma legislação para garantir transparência numa questão tão essencial como a proteção à vida", justifica.

O PL tem o objetivo de dar mais qualidade de vida para a população e combater a concentração de pesticidas nas águas destinadas, sobretudo ao consumo humano. Pesquisa divulgada esse ano detectou a existência de um "coquetel" com 27 agrotóxicos na água de um em cada quatro municípios no Brasil.

Realizado pela Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye, o estudo usou dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, e mostrou que a água do brasileiro está contaminada com substâncias que podem causar doenças graves.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com