Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Brasitânia 73 anos: festividades acontecem neste final de semana

09/08/2019 as 06:51 | Brasitânia | Da Redaçao
Ato cívico, shows e diversas atrações marcam mês de aniversário do Distrito
O Distrito de Brasitânia comemorou seu 73º aniversário na última terça-feira, dia 06, e para celebrar a data, a Prefeitura de Fernandópolis preparou uma programação especial.

Nesta sexta-feira, dia 09, as atraçõesterão início às 19h30 com o tradicional Ato Cívico alusivo à data. A solenidade contará com a participação de autoridades, população e apresentação dos alunos da escola ‘Profa. Maria Conceição Aparecida Basso’.

Na sequência, a comemoração será comandada pela ‘Orquestra de Violeiros’, sob a regência do maestro Thito Marques, logo em seguida, show com Monik e Moara. O público também poderá prestigiar um cardápio variado que será comercializado pelas pastorais daParóquia Senhor Bom Jesus.

No sábado, 10, haverá missa às 18h e quermesse com shows ao vivo, começando com a cantora Josy, de Valentim Gentil, e a dupla de Itumbiara, Monike Moara. Em seguida, show com o GrupoRastanejo.

No dia 11, os moradores promoverão a tradicionalCavalgada Rural, com início às 10h30, saindo do Sítio Salvador, e término na praça com almoço para as comitivas participantes.

MAIS ATRAÇÕES

Com apoio da Prefeitura de Fernandópolis, para o dia 24 de agosto a Paróquia Senhor Bom Jesus prepara o ‘Esquenta do Leilão”, que será realizado no Salão Paroquial, logo após a missa noturna.Para o domingo, dia 25, a população é convidada a prestigiar o almoço beneficente, também no Salão Paroquial, em seguida o tradicional Leilão de Gados.

BRASITÂNIA

Na década de 40 surgiu o povoado, formado por agricultores de café e criadores de gado. Em 1945, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, proprietários no espigão do Santa Rita, disputavam o poder econômico da região e, no sentido de sacramentar a posição, lotearam parte de suas terras para edificar ali o que seria mais tarde o Distrito de Brasitânia, em 06/08/1946.

A economia básica da época era algodão, feijão, milho, laranja, melancia, tomate e pecuária. A estrada do Caxi era o corredor que escoava os produtos para Fernandópolis. Hoje, a mesma estrada é paralela à rodovia dr.Percy Waldir Semeghini. Brasitânia continua sendo a maior área agrícola de Fernandópolis, caracterizada por pequenas e médias propriedades. Sua cultura também permanece rica na música sertaneja.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com