Quinta, 25 de Abril de 2024

Jacaré é encontrado morto em meio a lixo e com marcas de agressão

06/10/2020 as 11:24 | Brasil | G1
Um jacaré foi encontrado morto por moradores do bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, na noite desta segunda-feira (5). O corpo do animal estava em meio ao lixo, na calçada da Avenida Beira Mar, com marcas de agressão na cabeça. Não há informações oficiais sobre como ele foi morto, mas moradores suspeitam que o animal tenha sido agredido com pauladas.

A polícia disse que não atuará para a retirada da carcaça do animal da via e orienta que moradores enterrem o bicho.

Muitos jacarés na região
O autônomo Jamerson Freitas, de 23 anos, passeava com o filho pela Avenida quando se depararam com jacaré. Ele acredita que o animal vivia em um igarapé que passa pela via e tenha subido para a superfície após a chuva que atingiu a cidade no domingo (4).

“A gente vê muitos jacarés por aqui. Eles vivem no igarapé, mas eles não saem de lá, até porque tem uma grade. Teve a chuva ontem, ele deve ter vindo pra cá. Alguém pegou e matou o bicho”, disse Freitas.

A autônoma Michele Cardoso, de 35 anos, também andava pela Avenida, quando se assustou ao ver o jacaré na calçada e achar que ele estava vivo. Segundo ela, na última semana, ela também já havia visto um jacaré no igarapé que passa pela Avenida.

“Eu vinha andando e, quando olhei, ele tava bem perto, mas depois da grade, na semana passada. Ele era grande também. Quando foi hoje, vimos esse aqui morto”, disse a autônoma.

Para Cardoso, é perigoso os jacarés que costumam viver no igarapé ficarem próximos de pessoas que passam pela Avenida. “É arriscado. Tem crianças que brincam por aqui e tudo mais, mas tem muitos jacarés que aparecem aqui pelo igarapé de vez em quando”, afirma.

Polícia diz que moradores devem enterrar o bicho
Segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a corporação não atuará na remoção do jacaré pois ele já está morto. O Batalhão informou ainda que atua em casos de crimes ambientais em flagrante e resgate de animais silvestres.

No caso do jacaré encontrado da Avenida, a polícia orienta os moradores a enterrarem o animal.

Maior variedade de espécies de jacarés no mundo
O bioma Amazônia possui a maior variedade de jacarés do mundo. Das oito espécies de jacarés existentes em todo o planeta, quatro estão na região, segundo pesquisadores. São elas: jacaré-açu, jacaré-tinga, jacaré-paguá e jacaré-coroa. Confira as espécies em reportagem especial feita pelo G1.

De acordo com pesquisadores que estudam esses animais, atualmente as espécies não correm risco de extinção, mas sofrem ameaças com relação ao seu habitat.

O descontrole da urbanização, a mineração, a atividade de usinas hidrelétricas, a poluição das águas e o aumento do desmatamento são citados como fatores de risco.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com