Terça, 23 de Abril de 2024

Estado dobra validade de produto que diagnostica tuberculose

01/10/2020 as 22:00 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
Os produtores rurais que adquirirem novos frascos de tuberculina para diagnóstico de tuberculose, principalmente em bovinos, terão uma surpresa positiva. O produto, produzido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, tem agora validade de dois anos, o dobro do que era disponibilizado. Com isso, os distribuidores e pecuaristas poderão programar melhor as compras, armazenar o produto e reduzir o desperdício.

De acordo com o médico-veterinário do IB Ricardo Spacagna Jordão, a turberculina bovina e a aviária são usadas para triagem e confirmação do diagnóstico de tuberculose em animais de produção. A liberação para o aumento do prazo de validade foi dada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no início do ano, mas agora, com o fim dos estoques do produto, os pecuaristas poderão encontrá-lo no mercado.

“Essa é uma boa notícia para os produtores rurais, que nos pediam esse aumento no prazo para poderem se programar melhor e conseguirem armazenar os frascos. Antes, a validade era de um ano, mas na prática, era bem menor para o produtor, pois tinha todo o trâmite de aprovação das partidas no MAPA e logística. Com a nova validade, haverá menos desperdício de produto”, afirma. Os produtores também terão acesso a frascos mais modernos e de melhor qualidade, segundo Jordão.

Brucelose

O MAPA também liberou, em 23 de setembro, que o Instituto Biológico começasse a produzir o AAT, usado para o diagnóstico de brucelose, com prazo de validade de 18 meses, seis meses a mais do que é encontrado hoje no mercado.

Apesar da liberação, os produtores devem começar a encontrar o antígeno com novo prazo de validade em breve nos pontos de venda. Isso porque a partir de agora é que as novas partidas levarão em conta a nova validade concedida pelo Ministério da Agricultura.

“Em pouco tempo, todo o nosso portfólio de imunobiológicos estará com prazo de validade maior. Isso foi possível graças aos novos equipamentos adquiridos pelo Instituto, por meio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [Fapesp], que permitiram melhorar nossa produção e envase”, afirma Jordão.

Produção

O Instituto Biológico é a única instituição do Brasil, autorizada pelo MAPA, a produzir imunobiológicos, antígenos usados para diagnóstico de tuberculose e brucelose em bovinos.

Sem esses produtos, o país não pode vender nem comprar animais no exterior. A falta deles também prejudica o trânsito interestadual de animais e pode impactar diretamente na saúde da população.

O trabalho do IB auxilia o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) no diagnóstico e erradicação da tuberculose em bovinos. Em 2019, o IB produziu 4,5 milhões de doses de imunobiológicos.

O instituto trabalha para aumentar essa produção, principalmente, após investimento de R$ 3,5 milhões da Fapesp, que permitiu a compra de novos equipamentos e viabiliza novas pesquisas na área.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com